sábado, 30 de maio de 2015

Fase inaugura exposição em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a inauguração de uma exposição, dia 02 de junho, que reúne os projetos sociais e ambientais desenvolvidos com os alunos dos cursos de graduação da faculdade ao longo dos anos. A mostra Isso É Ciência – pesquisa e extensão na FMP/Fase ficará em cartaz de junho a outubro, no Centro Cultural da FMP/Fase, com entrada franca.

Dentre os projetos de pesquisa e extensão representados na exposição, estão: 280 dias - gravidez e adolescência; Invasão Ecogastronômica; Caravana Fase nas Escolas; Jardim da Felicidade; Medicina Regenerativa - Terapias Celulares e Bioengenharia; Observatório da Mulher; Agrotóxico; Horta da Vida; e Imunologia e Doenças Alérgicas e Autoimunes.

“Resolvemos falar da ciência através da arte. Escolhemos a estética como linguagem e abusamos das expressões artísticas – poesia, instalações, imagens e cores. Percebemos que, apesar da ciência que escolhemos mostrar se materializar em diferentes projetos, que em seu fazer, necessariamente, não se interagem, são parte de um mesmo sistema. E, como em uma floresta tropical, a diversidade compõe o todo da ciência realizada na FMP/Fase”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Segundo Tammela, os projetos escolhidos seguiram critérios particulares, das coordenações de pesquisa e extensão, pois representam apenas uma parte do que é desenvolvido por ambas as dimensões. “Cada projeto é constituído de um ambiente, construído com elementos que o caracterizam, com os personagens que o tornam realidade e com as informações imprescindíveis para a compreensão do visitante sobre o projeto. Nós desejamos que a exposição “Isso é ciência” possa deixar, em cada visitante, o desassossego primordial que move poetas e cientistas, que pode ser representado pela poesia de Manoel de Barros e que tanto sublima os homens e mulheres da arte e da ciência”, finaliza Ricardo.

A exposição Isso É Ciência – pesquisa e extensão na FMP/Fase revela o círculo e a linha como conceito estético, além de serem elementos figurativos da imagem de uma floresta tropical, com os troncos das árvores e suas copas, que também são elementos constitutivos da obra de arte.

A mostra é gratuita e aberta ao público, com visitação de segunda a sexta, das 09h às 21h, e sábado, das 09h às 18h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis