terça-feira, 19 de maio de 2015

Fase promove ação social no Roseiral

Os moradores do bairro Roseiral receberam uma grande ação social promovida por alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), no último sábado(16). Quem participou do evento, teve acesso a informações sobre saúde infantil, do idoso, do homem e da mulher, orientações sobre alimentação e bate-papo com psicólogos, e ainda pôde aferir a pressão arterial e cortar o cabelo, tudo de forma gratuita. As atividades ocorreram no salão e no pátio da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida.

O destaque ficou por conta de um túnel de três metros de comprimento, por onde as crianças podiam passar e entender melhor como é a artéria de uma pessoa que pratica exercícios físicos e de uma pessoa com hábitos ruins de alimentação. Deste lado, as crianças encontraram dificuldade na passagem, em virtude das placas de ateroma, ou gordura. “Com as crianças, temos que dar um foco diferente ao que vamos falar, porque a didática também é diferente, inclusive entregamos panfletos para que, em casa, elas também possam passar essas informações aos pais. Todas receberam caderno para colorir, com ilustrações incentivando hábitos saudáveis e a prática de exercícios”, disse Marcele França, aluna do 3º período de Enfermagem.

Também foi destinado um espaço voltado somente às mulheres, denominado “Papo de Mulher”, onde foram explicados os mitos e as verdades envolvendo menstruação, depilação íntima, HPV, DSTs, infecções vaginais e câncer de colo de útero. “Achei tudo muito legal, inclusive algumas dicas eu não conhecia, como passar o ferro quente no forro da roupa íntima para matar as bactérias”, revelou Maria Carolina de Paula, de 13 anos, que estava acompanhada dos pais.

Os estudantes de Nutrição orientaram sobre o cardápio ideal para o dia a dia. “Nós trouxemos um cardápio básico, com porções de carboidratos, como o arroz e o feijão, proteína, legumes e verduras. A gente tenta conscientizar as pessoas a não consumirem embutidos, refrigerantes, carne vermelha todos os dias e alimentos gordurosos de forma geral, que fazem mal para o coração”, disse Lucas Marcolino da Silva, aluno do 5º período de Nutrição, representante do centro acadêmico do curso.

Os residentes em Atenção Básica, da FMP/Fase, também participaram das atividades, como o psicólogo Maycom Maia de Mello, que ofereceu aconselhamentos em grupo no local. “Um adoecimento do organismo pode estar ligado a algo psíquico, e os alimentos também interferem. Por isso, dentro da enfermagem e da nutrição, a psicologia pode interferir nos adoecimentos que vêm acompanhados de um problema psíquico. Estresse e ansiedade podem estar interligados à obesidade, à pressão alta, por exemplo’, explicou.

A aposentada Delmira da Fonseca, de 75 anos, que até aproveitou para aferir a pressão e cortar o cabelo, garante que sua saúde anda em dia. “Eu não tenho nada, doença nenhuma, porque ando muito e não como fritura”.

Segundo a professora Maria Cecília Marcolino, responsável pela atividade, a ideia de levar essas ações para a comunidade surgiu de uma necessidade que ela já havia identificado no bairro, por ser moradora da região. “Aqui nós temos muitos jovens e muitas crianças, por isso nosso objetivo foi proporcionar um entrosamento com a comunidade, o mundo acadêmico e o trabalho multiprofissional e interpessoal de nossos alunos”.

Ao todo foram realizados 26 testes rápidos para detecção do HIV, em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis