terça-feira, 19 de maio de 2015

Programação Fase TV - De 17 a 23 de maio

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “Banda The Fog Session”:

o    Tudo começou em 2011, quando a proposta era fazer um tributo à banda Pearl Jam.  A partir da grande afinidade, os integrantes começaram naturalmente a compor músicas autorais, que hoje fazem parte do vasto repertório da The Fog Session. O episódio fala sobre como tudo começou, a trajetória e os sonhos da banda que toca sob influência do grunge, hard rock, metal e blues.


·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Curso de Gestantes”:

o    Planejamento familiar, mudanças no corpo, tipos de parto, cuidados com a higiene, a amamentação e o banho são algumas preocupações das mulheres que estão vivenciando a gravidez. Por isso, o Ambulatório-Escola da FMP/Fase abre mensalmente novas turmas para o curso gratuito de gestantes, onde as participantes têm acesso a informações sobre todas essas dúvidas. Criado há oito anos, o curso também pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o pré-natal. Cerca de 250 gestantes já fizeram parte desse aprendizado. As gestantes que concluem o ciclo de quatro encontros recebem ao final do curso um enxoval completo para auxílio nos cuidados com o bebê. Esse ano a novidade é a inclusão de ginástica e dança, atividades que ajudam na hora do parto. O episódio fala sobre o curso, que atualmente conta com uma equipe composta por enfermeiros, professores e alunos da FMP/Fase, que dão as orientações às participantes.


Tema: “Trotes Solidários”:

o    Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Maio Amarelo: Os Impactos dos Acidentes de Trânsito na Saúde Pública”:
o    Os acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de 43 mil pessoas por ano no Brasil. E já estão entre as maiores causas de internação nos hospitais. Em média, 6 em cada 10 leitos das UTIs brasileiras são ocupadas por vítimas do trânsito. O episódio conta com a participação doneurologista Gustavo Meirelles, Diretor da Divisão Médica e Psicológica do Detran-RJ.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China”:

o    O programa mostra que a  venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.


·         Programa Tome Ciência                Tema: “Os Povos e o Desenvolvimento da Amazônia”:

o    A Região Amazônica, vista do alto, em sua maior parte ainda é vegetação.  Mas embaixo da floresta existe uma população dividida por visões e projetos de desenvolvimento diferentes.  Da criação da Zona Franca de Manaus, passados 50 anos, aos tempos atuais, quando o conhecimento específico dos povos ribeirinhos começa a ser valorizado como modo de preservação ambiental, muitas águas já rolaram pelos rios. Até mesmo uma nova cartografia, mais social do que geográfica, vem sendo feita pelos cientistas. É certo afirmar que houve um desenvolvimento crescente da atividade científica na Amazônia, permitindo um novo conhecimento sobre a região. Alguns desses cientistas e pesquisadores participam do programa.

·         Programa Faixa Interativa              Arte & Cultura – Tema: “Etnologias Culinárias”:
o    O programa apresenta a gastronomia brasileira como resultado de um caldo de culturas, que nasceu da mistura de influências dos índios, escravos e portugueses. O episódio aborda os resultados oriundos desse encontro, como o exemplo da combinação da técnica lusitana de preparar doces com as frutas nativas. O Arte & Cultura fala ainda do tripé que foi a base da alimentação nacional: a farinha, a carne-seca e o feijão. O programa conta com as participações da chef Lydia Gonzalez e da professora de antropologia da FMP/Fase, Andréa Moreli.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde                      Tema: “O Álcool e sua Saúde”:
o    Para alguns, uma cerveja é essencial depois de um dia estressante de trabalho , outros não dispensam um bom vinho no jantar e tem também quem abuse dos drinks no final de semana. O álcool faz parte das nossas vidas e está presente na maioria dos eventos sociais, comemorativos, esportivos e até sacros. Apesar de ser lícito e fazer parte da nossa cultura, o álcool continua sendo uma droga e requer cuidados e limites no seu consumo. Qual a ação do álcool no nosso organismo? Como beber sem prejudicar a saúde? Qual deve ser o limite?
·         Programa Ciência e Letras                                    Tema: “Helena Theodoro”:
o    “Podemos constatar que o movimento feminista no Brasil ampliou seus horizontes passando a situar como alvos de sua luta não apenas os assassinatos e os crimes de sangue, mas também os pequenos assassinatos do dia-a-dia, como a indiferença e os preconceitos racial e de classe, mas as mulheres negras ainda precisam lutar pelo acesso a ocupações tidas como femininas e brancas. No Brasil mesmo com diploma de curso universitário conquistado com muito suor e lágrima, as mulheres negras são subestimadas e rejeitadas.” Trecho do livro Iansã, de Helena Theodoro.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Fortaleza-CE”:
o    Em Fortaleza e Horizonte, no Ceará, o projeto Farmácia Viva, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, é referência para o país no cultivo, manejo, coleta, processamento, beneficiamento, armazenamento e dispensação de fitoterápicos na rede pública de saúde. Além de toda a cadeia produtiva, mostramos como esses medicamentos chegam até os usuários do SUS.

·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Observatório de Clima e Saúde”:
o    Pesquisadores explicam sobre o trabalho de monitoramento e consolidação de dados sobre saúde e meio ambiente produzido pelo Observatório Nacional de Clima e Saúde, parceria entre a Fiocruz e o INPE.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Discutindo a Relação”:
o    Todo o casal já passou por algum momento em que teve que fazer a famosa DR. Quem nunca aqui discutiu a relação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis