sexta-feira, 15 de maio de 2015

Simpósio da Fase atualiza nas áreas de neurologia e neurocirurgia

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto realiza, nos dias 18 e 19 de maio, o 1º Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia. O evento, que é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, ocorrerá das 18 às 22h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, e pretende auxiliar os participantes na prática clínica envolvendo o manejo dos pacientes e atualizá-los sobre os avanços nessas especialidades.

“Tivemos o cuidado de selecionar temas de grande incidência na prática médica. Um deles, o Acidente Vascular Cerebral, está entre as três principais causas de morte no Brasil. Já na neurocirurgia uma das condutas médicas mais solicitadas em nossa prática é o manejo de aneurismas. E, no nosso segunda dia de simpósio, traremos ao público o tema mais incidente no manejo de paciente em cuidados neurointensivos, o edema cerebral e a hipertensão intracraniana. Por fim, falaremos do diagnóstico por imagem, de fundamental importância no fechamento do diagnóstico das patologias e na orientação das condutas intervencionistas cirúrgicas”, explica Beatriz Medeiros Correa, presidente da Liga de Neurologia e Neurocirurgia da FMP/Fase, responsável pelo evento.

Para o dia 18 estão previstas palestras sobre AVE (acidente vascular encefálico) isquêmico e hemorrágico, com o Dr. Marco Oliveira Py, presidente da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), e Aneurismas e MAVs (malformações arteriovenosas), ministrada pelo médico Orlando Maia, chefe de Neurocirurgia do Hospital Santa Teresa.

No dia 19, as temáticas abordadas serão Hipertensão Intracraniana e Edema Cerebral, com os médicos Leonardo Garcia Martins e Diego Campolina Vidal, professores da Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, e Noções de Neurorradiologia, com a professora da disciplina de Radiologia da FMP/Fase, Renata do Amaral Nogueira, médica radiologista na Clínica de Diagnóstico por Imagem e no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.


O Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia conta com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia. As inscrições custam R$ 25,00 e garantem o certificado de participação, podendo ser feitas até o dia 18, com os membros da diretoria da Liga organizadora do evento. Outras informações podem ser obtidas no site:  http://fmpfase.edu.br/extensao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis