quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alunos de Enfermagem da Fase orientam sobre higiene bucal em escola do município



Não é à toa que Petrópolis concorre ao título de cidade mais solidária do mundo, conforme votação promovida pela ONG Turma do Bem (TdB), responsável pelo projeto Dentista do Bem, que irá eleger a cidade mais engajada na construção de um mundo mais sorridente. Cerca de 40 crianças da Escola Municipal São Geraldo, no Vale do Carangola, foram contempladas com a atividade do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que pretende conscientizar sobre a importância da higienização da boca.  

“A boca é um canal de fácil entrada de vírus e bactérias para o organismo, por isso é tão importante mantê-la sempre bem cuidada, além de um belo sorriso ser o ‘cartão de visitas’ de qualquer pessoa”, comenta a estudante de Enfermagem, Ana Carolina Marques.

Durante toda a manhã, os futuros enfermeiros, integrantes do projeto “Higiene Bucal na Saúde Escolar”, da FMP/Fase, conversaram com os alunos, apresentaram cartazes com informações sobre alimentação adequada para prevenção de cáries, mau hálito e outras possíveis implicações que uma má alimentação aliada a uma higienização incorreta, ou a não higienização, podem gerar. Além disso, as crianças receberam uma orientação prática da forma certa de escovar os dentes.

Segundo a enfermeira Cristina Hansel, professora responsável pelo projeto de saúde bucal, esse tipo de atividade é essencial para a formação profissional dos universitários. “Em todo tema voltado à área de saúde, a Enfermagem deve estar inserida e a higiene bucal é uma temática que está diretamente relacionada à condição de saúde das pessoas”, ressalta.

Para Glória de Sá Oliveira, diretora da E. M. São Geraldo, esse tipo de atividade enriquece o aprendizado das crianças, unindo a teoria recebida em sala de aula com a prática. “É de extrema importância essa parceria entre conhecimento técnico e pedagógico. As crianças aprendem e acabam orientando as famílias”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis