quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FMP/Fase lança curso de Odontologia



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou, no último sábado (14), a cerimônia oficial de lançamento do curso de graduação em Odontologia, que contou com a presença de autoridades locais e profissionais dentistas. A abertura de mais esse curso é um importante incremento nos setores de saúde e educação de Petrópolis, pois irá proporcionar o aumento da oferta de serviços gratuitos para a população e uma formação profissional integrada com as outras áreas da saúde.

“Existe uma infraestrutura muito adequada para receber esse curso, um projeto pedagógico de muita qualidade e, tendo serviços de saúde próprios da faculdade, que estão colocados para a população dentro do sistema de saúde, o ensino de Odontologia vai se tornar muito mais relevante para o desenvolvimento da comunidade, da cidade e também para a formação de um profissional mais voltado para a realidade de saúde da nossa população brasileira”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O curso, aprovado pelo MEC com a nota máxima, contará com um prédio de quatro andares, no terreno onde funciona o Ambulatório-Escola da Fase, em Cascatinha, com 52 novas salas de atendimento odontológico. Nesse espaço, a população terá acesso a um atendimento gratuito e integrado entre as diversas especializações em saúde. O curso também conta com laboratórios e cenários de prática específicos para a Odontologia, ou seja, os estudantes antes de praticarem procedimentos operatórios nos pacientes, o fazem nos manequins odontológicos. 

“Nós temos a oportunidade de, já no curso de graduação, fazer uma inserção importante em odontologia hospitalar, com cenários diversificados de prática e, no ambulatório-escola, a possibilidade de também trabalhar com a integração nas demais áreas”, frisa Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da Fase. Segundo Vera, o ambulatório ainda contará com tomografia odontológica e com o serviço de radiologia totalmente digital, inédito na cidade, que poderá ser acessado pelos usuários do SUS.

Os investimentos foram realizados para suprir uma carência do município, na área odontológica, seja na formação de profissionais qualificados ou na ampliação dos serviços prestados. “Eu acho que a cidade de Petrópolis ganha muito e sobretudo o cidadão petropolitano que vai ter nessa parceria mais serviços de qualidade para poder melhorar, cada vez mais, a saúde da nossa cidade”, diz o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo. 

O evento contou com a presença do Dr. Abel Silveira Cardoso, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, que ministrou palestra sobre "O Papel da Odontologia na Atenção Integral à Saúde”, e do médico dermatologista Oswaldo Issa, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da FMP e da Fase. “A Odontologia é um marco importante para a Fundação e uma lição para, além de desenvolver, ser útil também à economia orgânica e à sociedade”, diz o médico. 

Esses novos profissionais que serão formados pela Fase também terão um importante papel junto à Atenção Básica, atuando em unidades de saúde da família e em escolas com atividades de saúde bucal e prevenção. A FMP/Fase investe na área de Odontologia há mais de dez anos, com cursos de pós-graduação e pesquisa. O curso de graduação terá início já no primeiro semestre de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis