terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Programação da Semana de 17 a 23 de janeiro de 2016


Programa EM QUESTÃO
Tema: Desindustrialização

  • De acordo com o último levantamento disponível da Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis conta com setecentas confecções e mil e duzentas lojas de vestuário. O setor de moda local emprega diretamente cinco mil pessoas e é responsável por 14% do PIB do município. Um segmento que enfrenta uma séria crise. Muitas dessas confecções estão sendo desativadas. Um dos fatores é a concorrência dos produtos importados da China. Muitos lojistas estão preferindo comprar as roupas chinesas, que chegam com baixo custo, a investir na fabricação própria. A tradição da cidade na indústria de vestuário remonta ao século XIX. A primeira fábrica de tecidos foi implantada em Petrópolis em 1873. Era o início do processo de industrialização, que teve sua década de ouro nos anos 1950. A cidade registrava nesse período 95 fábricas, de diferentes ramos, em pleno funcionamento. Boa parte, do segmento têxtil. A decadência começou em 1960, como parte de um contexto nacional, desfavorável, e se agravou na década seguinte. Das grandes indústrias da época, pouquíssimas sobreviventes. O tema Em Questão hoje é a desindustrialização. O programa tem as participações do professor dos cursos de Administração e Gestão da FMP/Fase, Rodrigo Lopes, e dos administradores Lucas Cabral e Daniela Neves, que realizaram pesquisas sobre o tema.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Som e Luz – Museu Imperial

  • O Arte & Cultura mostra o espetáculo promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis que leva os visitantes a uma viagem no tempo através de efeitos especiais de iluminação e sonorização. No bosque da casa de veraneio de D. Pedro II, no escuro, os espectadores ouvem o cocheiro chamar para o embarque. Um convite para testemunhar uma parte da história brasileira. A volta ao passado é em grande estilo: em companhia da família imperial e da corte. Sombras na janela do palácio simulam os movimentos de um baile. Para ajudar a narrar fatos marcantes do final do século XIX, cenas de um filme gravado especialmente para o espetáculo, são projetadas em uma cortina d'água de seis metros de altura. A chefe do Setor de Promoção do museu, Isabela Verleun, conta detalhes dos bastidores do show que utiliza três toneladas de equipamentos.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Série: "SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO"
Tema: O Supercomputador e a Infraestrutura

  • O programa mostra como funciona o computador mais potente a desembarcar no país, com a maior capacidade de processamento, armazenamento e transferência de dados da nossa história. O potencial da máquina batizada de SDumont é astronômico: pode realizar um QUATRILHÃO de operações de ponto flutuante por segundo. O equivalente a 1,1 PETAFLOPS, na linguagem da computação. O processamento de alto desempenho abre novas possibilidades e garante mais agilidade para pesquisas complexas, como é o caso dos projetos de genômica. A série mostra o que muda com a chegada do equipamento ao Laboratório Nacional de Computação Cientifica, em Petrópolis, e o salto que ele proporcionará nas pesquisas desenvolvidas pelo LNCC e seus parceiros em todo o país.
"SDumont: Uma porta para o futuro": Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: COBEM 1

  • Refletir e planejar os novos rumos para a educação médica no Brasil. Esse foi o objetivo do Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado no Rio de Janeiro. A edição de número 53 do evento teve participação expressiva de professores e estudantes de Instituições de Ensino Superior de todo o país. A Faculdade de Medicina de Petrópolis levou 32 representantes para o Cobem, incluindo dirigentes, professores e alunos.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Terapia celular.

  • O corpo humano possui 216 tipos diferentes de tecidos. As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer um deles. Um potencial terapêutico ainda incalculável. A esperança de cura para milhares de pessoas com doenças crônicas ou degenerativas. É o caso do Mal de Parkinson. Um grupo de cientistas brasileiros conseguiu reverter os sintomas da doença em camundongos, usando células-tronco embrionárias. O Em Questão entrevista uma integrante dessa equipe, a pesquisadora Mariana Acquarone, doutora em Morfologia, mestre em Biologia Celular e Molecular e também professora da FMP/Fase.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da Fase TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Vacinas, o melhor remédio

  • Nos primeiros anos de 1900, quando o cientista Oswaldo Cruz tratou de vacinar a população do Rio de Janeiro contra a varíola, uma revolta popular que durou uma semana causou 23 mortes, dezenas de feridos e mais de mil presos. Muitos achavam que Iam ficar doentes por causa da vacina. Hoje a varíola é considerada doença erradicada no Brasil, exatamente por conta da vacina. O mesmo aconteceu com a poliomielite. E não há pais que reajam mais contra a vacinação dos bebês. Uma vacina contra a AIDS ou uma vacina que impeça a dengue é uma realidade próxima para os cientistas brasileiros. Uma solução capaz de economizar vidas, recursos financeiros e muito sofrimento. Afinal, desde que o médico inglês Edward Jenner criou, em 1796, a primeira vacina contra a varíola, se tornou consenso entre a comunidade científica que não há método melhor para se erradicar uma doença.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Primeira dentição da criança

  • Poucas coisas são tão irresistíveis quanto o sorriso de um bebê com os seus primeiros dentinhos. Quando eles começam a nascer, uma nova fase se inicia. Geralmente acompanhada de algum incômodo. Você sabia que mesmo antes dos dentinhos nascerem é preciso fazer a limpeza das gengivas? Com que idade nasce cada dentinho? Em que momento eles começam a cair? E quando alguns deles não caem? Como evitar as cáries?
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Paulo Freire

  • O pedagogo e ativista Paulo Freire é o autor em destaque neste Ciência & Letras.
Ciência & Letras: Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Rio de Janeiro - RJ

  • O programa apresenta o projeto "Território e Cidadania" que é aplicado em comunidades do Rio de Janeiro. No bloco 01, a reportagem mostra a "Fábrica Verde", uma escola de computação que utiliza computadores quebrados para montar novas máquinas. No bloco 02, o foco é o Eco Buffet e o Eco Moda, duas iniciativas que aliam reciclagem, criatividade, inclusão e geração de renda para os moradores das comunidades.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Homossexualidade na Maturidade

  • Como é envelhecer sendo gay? Como é se descobrir e ou se assumir gay depois de mais velho?
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Brincadeira de Criança

  • Especialistas e educadores conversam sobre as brincadeiras de crianças tradicionais e contemporâneas, sobre a função educativa da brincadeira e a importância da ludicidade na formação infantil.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis