sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Programação da Semana de 07 a 13 de fevereiro de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Zica, dengue e chikungunya

o    O avanço da microcefalia e do zika vírus nas Américas foi declarado como emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde. A previsão é de que o zika se alastre rapidamente pelo continente, podendo afetar até 4 milhões de pessoas em 2016. Um milhão e meio só no Brasil. Zika, dengue e chicungunya, embora sejam doenças diferentes, possuem sintomas parecidos e um mesmo transmissor, o mosquito aedes aegypti. O Em Questão aborda o assunto com o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, ele que é infectologista, pediatra e membro do comitê de infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.
Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30


·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Mostra de Audiovisual de Petrópolis

o    A Mostra de Audiovisual de Petrópolis é uma parceira entre o Ensino Médio Vocacional Profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo (EMI – AV) do Colégio Estadual Dom Pedro II e o SESC. Em sua sexta edição, foram 8 dias de atividades gratuitas, abertas ao público, com workshops, debates, mesas-redondas, exibição de filmes dirigidos e produzidos por estudantes da instituição, além de sessões de longas-metragens premiados no circuito nacional. Outro destaque da programação foi o Desafio Mofilm 48 Horas, em que jovens filmakers tiveram que desenvolver em apenas 2 dias uma peça publicitária.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
Quinta, 22h30
Sábado, 17h
Domingo, 20h30


·         Programa Série Santos Dumont
Tema: A Pesquisa Científica e a Computação do Futuro

o    O episódio aborda o que está sendo pensado e testado hoje para ser aplicado na nossa vida nas próximas décadas. Tratamentos personalizados, remédios sob medida, cura e prevenção de doenças através da terapia celular: as novas fronteiras da Medicina Regenerativa. O programa também conversa com especialistas em computação quântica, já utilizada por algumas empresas, como o Google, ainda em fase de testes. Os ganhos em relação à computação convencional, chamada de clássica, acontecem em dois níveis: tanto no processamento de cálculos quanto na transmissão de dados.
Série Dumont: Terça, 11h                                                                                                                Quinta, 20h30
           Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Gestão de urgência e emergência

o    Profissionais de saúde e gestores que atuam em unidades do SUS em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo participaram da aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública. O curso é o resultado de uma parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde. A FMP/Fase foi a escolhida como apoio local e sede do evento na região Serrana. A proposta é aperfeiçoar o serviço oferecido à população pelo Sistema Único de Saúde, através da qualificação de quem atua no setor. O método colaborativo parte do conhecimento e das necessidades identificadas pelos próprios participantes. O resultado esperado é o fortalecimento da capacidade de resposta a epidemias e desastres, reduzindo danos e a perda de vidas.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação.Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema:
Criminalidade – Sistema Prisional
o    O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo: mais de meio milhão de pessoas. 37% a mais que a capacidade das mil e quatrocentas unidades prisionais espalhadas pelo país. Nesse cenário de superlotação, rebeliões, facções organizadas e corrupção de agentes públicos, presos provisórios convivem com detentos já condenados. O tema é debatido pelo delegado Orlando Zaccone D’Elia Filho, mestre em Ciências Penais e Doutor em Ciência Política.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
Tema: A física 100 anos após a revolução de Einstein
o    O mundo inteiro tratou de comemorar em 2005 o centenário das grandes descobertas do gênio Albert Einstein. Em menos de um ano, em 1905, ele redefiniu a natureza da luz, provou a existência dos átomos e moléculas, revolucionou os conceitos de espaço e tempo e a relação entre matéria e energia. As já não tão novas teorias de Einstein permitiram termos hoje energia nuclear, computadores, transmissões de satélite, raios laser, DVDs e muito mais. Mas tudo isto pode ser muito pouco. O que a física explicou até agora, dizem os especialistas, seria apenas uns 4% do que existe no Universo.
Tome Ciência: Quarta, 16h
Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Primeira Menstruação

o    A primeira menstruação é um acontecimento natural que indica que o corpo da mulher já está pronto para reprodução. Isso do ponto de vista biológico. Mais é claro que a menarca representa muito mais na vida de uma menina. Ela é um marco repleto de transformações, significados sociais e que mexem muito com as emoções dos adolescentes. O que será que mais preocupa nessa fase? Vamos falar do papel da família e da importância dos serviços de saúde.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Inventário analítico de antropologia física do Museu Nacional

o    O programa dessa semana irá conversar com um dos autores do livro e professor do departamento de antropologia física do Museu Nacional da UFRJ e pesquisador da escola nacional de saúde publica, Sérgio Arouca, da Fiocruz, e Cláudia Rodrigues Carvalho, arqueóloga, doutora em saúde publica e diretora do Museu Nacional.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
Segunda, 22h30
Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema:São Luís de Montes Belos e Goiânia - GO

o     O canal Saúde na Estrada te leva a conhecer uma ferramenta inovadora desenvolvida no estado para otimizar a gestão do Sistema Único de Saúde, o “Conecta SUS”.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
Terça, 23h




·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Assédio


o    Era um problema silencioso até que uma hashtag, lançada numa rede social, rompeu o constrangimento de se falar a respeito. Mulheres brasileiras e depois de outros países compartilhando experiências de assédio abertamente. O que diferencia uma cantada da falta de respeito? O Em Família fala sobre o assunto.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Enólogos e sommeliers

o    Especialistas conversam sobre o processo de produção de vinhos, o interesse profissional ou amador pela degustação da bebida, o hábito de consumo desse produto no país, questões econômicas e a história relacionada à produção do vinho.
Unidiversidade:
Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde diariamente, em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis