quarta-feira, 23 de março de 2016

Conscientes, mulheres são maioria nas unidades de saúde da família

Neste mês das mulheres, os atendimentos e procedimentos prestados a elas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), ganham uma atenção especial. O professor Geraldo Pitzer, que coordena as equipes nas unidades, elogia a consciência feminina em relação aos cuidados com a qualidade de vida.

“O homem não cuida da saúde, muito menos adere a estratégias de prevenção de doenças e promoção como as mulheres”, diz o médico. Segundo ele, no ano passado, foram feitas 627 consultas de pré-natal, nos cinco postos administrados pela faculdade. Já a coleta de exames preventivos chegou à marca de 660, nas unidades.


Geraldo Ptizer estima que o atendimento individual de Medicina e de Enfermagem consiste em 65% em pacientes do sexo feminino. “Quando consideramos terapias de grupo, como grupos de convivência, de hipertensos, diabéticos, saúde mental e tabagismo, o índice chega a 90%. Nossa comunidade ainda possui um relevante histórico de donas de casa, que têm tempo para frequentar a unidade. Também possuímos muitas viúvas, já que a expectativa de vida, consideravelmente menor para o homem, nos trouxe um quantitativo feminino que usualmente frequenta mais as unidades”, diz o professor da FMP/Fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis