sexta-feira, 18 de março de 2016

Fase promove Simpósio sobre Oncoginecologia

Com o objetivo de discutir o câncer ginecológico, em seus diferentes aspectos, tais como: epidemiologia, diagnóstico e tratamentos clínicos, cirúrgicos e paliativos, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover um Simpósio sobre Oncoginecologia, no dia 02 de abril, das 08 às 13h, no mês em que se celebra mundialmente o combate ao câncer.
Vários estudos apontam o câncer como a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Quando detectado precocemente, o câncer apresenta possibilidades de cura de até 90% (dependendo do tipo da neoplasia).

“Este simpósio é uma oportunidade de sensibilização para prevenção e detecção precoce dos cânceres ginecológicos, além de oferecer informações atualizadas e mais aprofundadas sobre o que pode ser feito no processo de tratamento destas doenças”, explica o médico Vander Guimarães, professor titular da disciplina Saúde da Mulher, da FMP/Fase.

O câncer de mama e o de colo uterino são, respectivamente, o primeiro e o terceiro tumores mais frequentes em mulheres no Brasil. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2016 são esperados 75 mil novos casos e cerca de 20 mil mortes em mulheres acometidas por esses dois tipos de câncer. 

“Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. O câncer de endométrio, por não apresentar nenhum exame que faça seu rastreio em mulheres assintomáticas, apresenta também altos índices de diagnóstico em fases mais tardias, o que compromete bastante as chances de cura. Mais importante que fazer a identificação destas patologias, é oferecer aos profissionais que lidam com a saúde feminina as informações que visem à redução destes números, bem como orientar as mulheres, quando houver oportunidade para isto, que cuidados podem ser tomados na prevenção destes tumores”, ressalta o médico.  


As inscrições para participar do evento devem ser feitas até o dia 30 de março, no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível conferir a programação do simpósio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis