terça-feira, 19 de abril de 2016

Programação da Semana de 17 a 23 de Abril de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: Doenças Coronarianas
o    O coração depende do oxigênio trazido pelo sangue para funcionar. Quem conduz esse combustível são as artérias coronarianas. Cada artéria coronária é responsável por abastecer uma região específica do coração. Quando uma delas é obstruída, a circulação sanguínea é interrompida. Acontece o famoso infarto ou ataque do coração. Na prática, a parte do músculo irrigada pela artéria bloqueada morre.  Quanto maior a extensão da área afetada, maiores os danos. É que, assim como acontece quando a gente machuca a pele, é formada uma cicatriz na região afetada. Essa parte do músculo perde a capacidade de contração. Não bombeia mais o sangue como um tecido saudável faria. A cardiologista Aurora Issa é a convidada do programa que tem como tema as doenças coronarianas.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Nélida Piñon – Devoção à palavra

o    A FASE TV gravou um programa especial com Nélida Piñon, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A escritora foi a primeira mulher a se tornar presidente da ABL em mais de cem anos de instituição, em 1996. Em 55 anos de produção literária, a escritora publicou mais de duas dezenas de livros, entre romances, contos, ensaios e crônicas. A escritora teve suas obras traduzidas em vários países e conquistou uma série de prêmios nacionais e internacionais - entre eles o Príncipe de Astúrias das Letras de 2005, na Espanha.  A escritora e imortal foi a escolhida para abrir a 1ª edição da Festa Literária da Serra Imperial - FLISI, no Museu Imperial, em Petrópolis.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema:
Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de NY

o    O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York. 
Ao Redor: Terça, 11h
               Quinta, 20h30

                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Especial dia da Mulher 2016
o    Uma rotina diferente para as funcionárias da FMP/Fase. A faculdade preparou uma programação especial em março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cada dia, uma atividade diferente. Durante uma semana, cada funcionária pôde fazer uma pausa no expediente para cuidar da beleza, praticar yoga e dançar ao ritmo da zumba. A programação também contou com uma oficina de gastronomia com a chef Ana Salles. As mulheres são maioria na FMP/Fase. Tanto em sala de aula, onde as alunas predominam, quanto nas funções administrativas. Do quadro geral, composto por mais de quinhentos funcionários nas mais diversas funções, 56% são do sexo feminino.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •           Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Ética na ciência e na educação  
o    Uma indústria farmacêutica tentou bloquear recentemente a fabricação na Índia de um medicamento genérico aplicado na terapia do câncer. Outra empresa alegou propriedade intelectual sobre genes humanos. O registro de patentes pode restringir o avanço em várias pesquisas. Pode um cientista propor ou aceitar a privatização de um conhecimento que beneficiaria a todos? Essa é apenas uma das questões no debate sobre Ética, ciência e educação. Para falar sobre esse tema, o Em Questão convidou o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Pedro Dias.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: De perto ninguém é normal?   
o    O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – considerado a “bíblia da psiquiatria” mundial –, teve sua quinta edição lançada em maio de 2013, dividindo psiquiatras por aumentar a quantidade de doenças mentais: são agora 300 patologias descritas em 947 páginas. Chega a ser difícil não se encaixar em nenhuma delas. As farmácias que o digam. Não é à toa, que o tranquilizante Rivotril virou o segundo medicamento com receita médica mais vendido no Brasil. Somos também o segundo maior país consumidor de metilfenidato no mundo – a famosa Ritalina, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mas o que é de fato um transtorno mental e como ele é tratado no Brasil, onde uma clara política antimanicomial tem reduzido o número de hospitais psiquiátricos nas últimas décadas? Afinal, como dizia Caetano Veloso, de perto ninguém é normal? Quais as fronteiras entre doença e normalidade?
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Cirurgia genital

o    É claro que não existe um órgão sexual exatamente igual ao outro. Mas certas características das partes íntimas podem gerar insegurança, provocar dor e até atrapalhar no ato sexual, afetando a autoestima e a qualidade de vida de muitos homens e mulheres. É por isso que, atualmente, algumas cirurgias genitais vêm sendo feitas até pelo Sistema Único de Saúde. Hoje você vai entender em que casos isso é possível. Também vamos fazer um alerta sobre duas operações polêmicas: a cirurgia para aumentar o ponto G feminino e a cirurgia de aumento peniano.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                  Quarta, 10h                                                                
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: 100 livros infantis com meninas negras

o    Meninas negras precisam se enxergar em todos os espaços e a literatura é um meio muito eficiente para formação de uma autoimagem positiva. Por meio da literatura, é possível oferecer ferramentas para que a criança possa lidar bem com o racismo e possa elevar sua autoestima a partir de referenciais positivos. O objetivo desse projeto é listar livros que tragam a presença da menina negra nas histórias infantis.  
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Viamão – RS

o    O Canal Saúde na Estrada viaja até Viamão, no Rio Grande do Sul, para mostrar como o SUS promove o atendimento de comunidades quilombolas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Crianças sob controle

o    Você acha que a televisão, jogos e internet têm um conteúdo adequado para crianças? Se você tem filhos, consegue controlar o que eles acessam e assistem? Confia na faixa etária da programação, por exemplo? O programa irá falar sobre o controle e o impacto que esses meios têm na formação das crianças.
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Educação Gaia

o    O conhecimento gerado em ecovilas de diversos lugares do mundo se transforma numa nova maneira de viver no planeta.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis