segunda-feira, 2 de maio de 2016

FMP/Fase doa cadeiras de rodas para Unidade de Saúde do Vale do Carangola

A Unidade de Saúde da Família, localizada no Vale do Carangola, recebeu seis cadeiras de rodas doadas através do projeto Anel de Solidariedade, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), na terça-feira(26). As cadeiras irão ajudar os moradores que possuem alguma dificuldade de locomoção.

Ações como essa fazem parte da missão da faculdade, de incentivar o diálogo entre a academia e a comunidade, realizando intervenções que promovam a saúde no local, levando em consideração as particularidades de cada região. “É bom ter essa parceria, pois poderemos ver o que pode ser mais importante para o bairro”, disse uma das representantes da Associação de Moradores, Cátia Regina Jesus de Souza.

A campanha, criada em 2012 por acadêmicos de Medicina, hoje envolve estudantes dos demais cursos de graduação da FMP/Fase e tem como objetivo arrecadar lacres de latas de alumínio suficientes para a troca por uma cadeira de rodas. As cadeiras são doadas para instituições petropolitanas que se comprometem a emprestá-las a pacientes com algum problema de mobilidade. Em quatro anos, já foram arrecadados anéis de latas suficientes para a troca por 73 cadeiras de rodas.

O coordenador de Projetos de Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, acredita que para os alunos é importante esse tipo de inserção desde o início da faculdade. “É a oportunidade que os alunos têm de identificarem as situações e perceberem o bairro, para que, a partir disso, criem um diálogo e, nessas conversas com os moradores, possam pensar em ações e intervenções que podem vir a ser feitas para colaborar no desenvolvimento social da comunidade”, afirma.

O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da FMP/Fase, moradores da comunidade, agentes comunitários de saúde e colaboradores do posto e a associação de moradores. Estavam presentes também parceiros da FMP/Fase, como o grupo Luna Express, que faz o transporte das cadeiras de rodas de São Paulo até Petrópolis, e a equipe do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, que apoia a campanha recebendo materiais coletados em alguns de seus escritórios espalhados pelo estado do Rio de Janeiro.

Qualquer pessoa pode participar da campanha, entregando o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro) ou em qualquer um dos postos parceiros da faculdade, que podem ser conferidos no site da campanha: www.fmpfase.edu.br/aneldesolidariedade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis