segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Empresas brasileiras seguem tendência de entrevistas de emprego on-line


A cada dia que passa, a sociedade está mais envolvida com as modernas ferramentas tecnológicas, não é verdade? Imagine poder participar de uma entrevista de emprego sem ao menos sair de casa. Essa nova maneira de ser entrevistado parece algo que será incorporado ao nosso cotidiano apenas no futuro, mas a verdade é que já estamos em um ambiente corporativo tecnológico, o que significa que a noção de tempo e espaço assume nova complexidade e impacta os processos e as atividades dos profissionais da área de Recursos Humanos, responsáveis pelo recrutamento e seleção de candidatos para uma vaga de trabalho.

Muitas empresas brasileiras já adotaram a utilização da tecnologia para otimizar o tempo investido em entrevistas para recrutamento e seleção de novos colaboradores, através de ferramentas que possibilitam vídeo chamadas, como o Skype, o FaceTime da Apple ou o Google Hangouts. Segundo Luciene Baptista, professora da Fase (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) no curso de Administração e nos cursos de MBA em Gestão, as entrevistas on-line podem contribuir para ampliar o acesso aos candidatos de toda parte do mundo, considerando o fato das empresas existirem num ambiente de negócios cada vez mais globalizado.

“Outra vantagem é de ordem econômica, uma vez que não é necessário o deslocamento do candidato e nem do profissional para a realização da entrevista ao vivo. Além de ser também um recurso que possibilita a realização de um número maior de entrevistas, em determinado período de tempo. De todo modo, o uso da tecnologia da informação requer um profissional de RH mais bem preparado para lidar com os recursos da internet, o domínio da língua estrangeira e a disponibilidade para realizar a entrevista em horário distinto do tradicional horário de trabalho”, frisa a professora da Fase, Luciene Baptista.

Atualmente, a entrevista on-line é tida como uma grande tendência no Brasil, apesar desta técnica já ser utilizada nos Estados Unidos há quase uma década. Por outro lado, as mudanças relacionadas ao processo de seleção também deixam algumas questões que devem ser analisadas.


“O processo de seleção, quanto mais variado na utilização de técnicas para a escolha do candidato mais apropriado para a vaga, mais eficaz será. Contudo, os recursos tecnológicos não afastam ou invalidam o contato pessoal e a interação humana necessária e fundamental para o processo de escolha de candidatos. A seleção deve ser capaz de detectar todas as competências requeridas para o futuro ocupante do cargo. Sendo assim, a entrevista on-line deve ser praticada enquanto mais uma fase do processo seletivo, conjugada com outras técnicas, como, por exemplo, dinâmica de grupo, com a finalidade de expor o candidato a uma diversidade de circunstâncias que permita ao avaliador um diagnóstico mais abrangente do seu perfil”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis