segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Empresas enfrentam o desafio de gerenciar equipes temporárias


Durante o período de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ou até mesmo em ocasiões especiais, como as datas festivas e os feriados prolongados, é muito comum que as empresas contratem equipes temporárias para conseguir atender o aumento da demanda de clientes. Hotéis e restaurantes, geralmente, são os que mais enfrentam o grande fluxo de funcionários em curto prazo, o que é um desafio para manter a qualidade dos serviços oferecidos e a sintonia entre os colaboradores.

A captação de um grande contingente de pessoas num curto espaço de tempo requer muito planejamento e um plano de recrutamento e seleção eficaz para atender às demandas das empresas. Se de um lado existem as expectativas dos trabalhadores, do outro estão os empresários, que além de ter que captar com eficácia os novos colaboradores, ainda necessitam treiná-los rapidamente e nem sempre sabem qual a melhor maneira de conduzir esse processo. Exatamente em situações como essa, torna-se essencial a presença de um gestor de Recursos Humanos, profissional que terá a função de assessorar todos os demais gestores da empresa, com o planejamento e a aplicação de abordagens teóricas e modelos metodológicos específicos para intervir no comportamento humano dentro do ambiente de trabalho.

“Esse profissional de RH vai utilizar conhecimentos específicos para lidar com a motivação e com os aspectos legais da relação de trabalho entre os funcionários e a empresa, além de usar técnicas de intervenção em conflito, negociação, comunicação e o exercício da liderança junto às equipes de trabalho, para que seja alcançado o objetivo de ambas as partes”, explica Luciene Baptista, professora da Fase no curso de Administração e nos cursos de MBA em Gestão.

Para que as estratégias sejam bem sucedidas é importante que o profissional responsável pelo gerenciamento das equipes temporárias saiba como é a cultura da organização e trace um bom plano de recrutamento, seleção e socialização para novos funcionários, pois precisam estar adaptados aos processos de trabalho mais rapidamente, o que muitas vezes é um grande desafio para as empresas.


“A captação de funcionários temporários é o primeiro grande desafio, pois precisam estar alinhados com a cultura e com a estratégia organizacional. Depois vem a parte do treinamento de integração, técnico e comportamental destes novos profissionais para que eles sejam rapidamente socializados e absorvam de maneira eficaz as normas e os procedimentos necessários ao exercício das suas atividades profissionais”, finaliza a professora do curso de Administração da Fase. 

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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis