terça-feira, 15 de agosto de 2017

FMP/Fase debate "medicina sem pressa"


Em nome da rotina acelerada, alguns médicos pouco escutam os pacientes antes de assinar a receita. Dar um freio nessa correria é a proposta da Slow Medicine. A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverá um debate sobre o tema, no dia 26, às 10h, quando os professores Regis Vieira e Luis Eduardo Fontes receberão o clínico-geral, geriatra e cofundador do movimento no Brasil, José Carlos Aquino de Campos Velho, que trabalha em São Paulo.

A primeira alusão ao termo Slow Medicine foi num artigo do cardiologista italiano Alberto Dolara, de 2002. A inspiração vem do movimento Slow Food, fundado em 1986, também na Itália, para defender o prazer gastronômico em um ritmo mais lento, com qualidade de vida. A primeira Sociedade de Slow Medicine foi constituída na cidade italiana de Torino, em janeiro de 2011. O movimento se espalhou e, no Brasil, tem um site para divulgar suas ideias, o www.slowmedicine.com.br.

"Hoje temos a possibilidade de curar ou controlar doenças que até 20 anos atrás matavam. Mas a questão é o uso abusivo e excessivo de medicamentos", costuma dizer José Carlos Aquino de Campos Velho.

Para Regis Vieira, a soma explosiva de uma sociedade que deposita no consumo a sua felicidade, com as tecnologias em saúde no ápice e a doença como centro, fez com que os profissionais de saúde fossem chamados à humanização. Regis, que é formado pela própria FMP/Fase e no Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada, atua na unidade de saúde Machado Fagundes, gerida pela faculdade em Petrópolis, buscando a redução do uso de medicamentos pelos pacientes. Já o gastroenterologista Luis Eduardo Fontes é um estudioso do tema de Saúde Baseada em Evidências e responsável pela coordenação do Centro Cochrane de Petrópolis, em parceria com a FMP/Fase. O trabalho consiste em ouvir sempre os pacientes na atualização da literatura médica a ser compartilhada mundialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis