segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Representante da ONU acompanha atividade de alunos da FMP/Fase na Comunidade Vale do Carangola

“Os cuidados com a alimentação e a importância da mudança de hábitos no dia a dia para uma prática mais saudável” foi o tema da atividade realizada pelos alunos dos cursos de Medicina e Nutrição da FMP/Fase, na Comunidade Vale do Carangola, na última quinta-feira (19). A ação contou com a presença da representante da Organização das Nações Unidas – ONU, sede do Rio de Janeiro, que ficou encantada com a resposta das crianças às atividades promovidas.
 
“Essa ação destaca a participação dos alunos na vida da comunidade, que necessita dessa atenção especial aos cuidados com a alimentação das crianças. Esse é um trabalho essencialmente voluntário e que faz total diferença na formação desses universitários, pois aprendem a lidar com situações que vão aparecer ao longo da vida profissional deles e que já não será mais uma surpresa, podendo desenvolver seus conhecimentos e suas habilidades em prol da saúde coletiva”, destaca Monica Exelrud Villarindo, associada do Programa de Voluntariado da ONU no Rio de Janeiro.
 
A oficina de culinária, aplicada pelos alunos da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), ensinou o preparo de receitas saudáveis e de baixo custo. Na ocasião, as crianças aprenderam a preparar pizza, iguaria da culinária italiana muito apreciada pelos pequenos, mas com um pequeno detalhe, o molho foi feito de melancia, o que deixou o prato mais saudável.
 
“A famosa frase de Hipócrates que diz para fazermos do nosso alimento o nosso remédio diz tudo sobre a importância da nossa alimentação. Ver que ao aplicarmos os nossos conhecimentos estamos ajudando a transformar a vida dessas crianças, não tem gratificação maior. É ver um sonho se tornando realidade. Hoje, as crianças descobriram que alimentos mais saudáveis ajudam a ter mais qualidade de vida e que não comprometem o sabor”, salienta Ueliton Rabello Barbosa, aluno do 6º período de Nutrição da Fase.
 
A ideia da atividade surgiu após os universitários realizarem um levantamento do Índice de Massa Corporal de crianças até sete anos, moradoras da região, e identificarem uma taxa elevada de obesidade e sobrepeso, acima da média nacional.
 
“Foi muito importante chegarmos aos dados levantados pela pesquisa na comunidade. A partir deles, traçamos uma série de ações que devem ser realizadas com as crianças da comunidade para reverter esse quadro. É uma experiência diferente, que mexe muito com a gente. Quando escolhi medicina foi para que eu pudesse cuidar das pessoas e foi uma surpresa já dar início ao meu trabalho na comunidade logo no início do curso. Estou muito empolgada”, destaca Catherine Campana, aluna do 2º período de Medicina da FMP/Fase.
 
Desde 2014, a FMP/Fase está presente na Comunidade Vale do Carangola, quando apresentou a exposição itinerante sobre gravidez na adolescência aos moradores do bairro, a fim de conscientizar a população local. Em 2016, os alunos deram início ao Projeto de Extensão Universitária da FMP/Fase, com o propósito de realizar intervenções que promovam a saúde, levando em consideração as necessidades identificadas na comunidade.
 
“Esse é um segundo projeto do trabalho que está sendo desenvolvido na comunidade do Vale do Carangola. Essas atividades realizadas atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela Organização das Nações Unidas, por isso a visita da representante aqui neste dia. É muito gostoso ver o desenvolvimento e a integração dos alunos com a comunidade local, pois eles estão se voluntariando com o objetivo de transformar a vida dessas crianças, de provocar um impacto positivo na vida delas, o que a longo prazo trará muitos frutos positivos. Esse trabalho tende a continuar sendo realizado, pois a nossa intenção é realmente essa de colaborar com a promoção da saúde em todos os âmbitos”, finaliza Ricardo Tammela, coordenador de projetos e extensão da FMP/Fase.  


 
Ingredientes da oficina

As alunas da FMP/Fase preparando as pizzas


As alunas da FMP/Fase com o coordenador de projetos e extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela e com a Monica Exelrud Villarindo, associada do Programa de Voluntariado da ONU no Rio de Janeiro.

As pizzas saudáveis produzidas com molho de melancia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis