quarta-feira, 28 de março de 2018

Grupo de gestantes conhece maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro


O grupo que visitou à maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro
 
Conhecer e estabelecer vínculo com a maternidade na qual serão realizados atendimentos durante o pré-natal e o parto é um direito de todas as gestantes. Por isso, o Ambulatório Escola da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu, junto com alunos de Enfermagem da instituição, uma visita à maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, para um grupo de gestantes e seus acompanhantes, no mês de março. A iniciativa faz parte das atividades do Curso para Gestantes, oferecido no Ambulatório há 11 anos.

Na ocasião, eles conheceram o balcão de atendimento, a sala de espera, as salas de atendimento médico, o alojamento conjunto, onde ficam as mulheres que ainda não estão em trabalho de parto e as que já deram à luz, com espaço para os bebês e visitantes. Além de se familiarizarem com a sala específica para o parto e os instrumentos que auxiliam na operação. Ainda durante a visita, as gestantes receberam orientações sobre os cuidados que devem ter nas dependências da maternidade, o que levar na mala do recém-nascido e da mãe, entre outras dicas.

“Nós fazemos todo o percurso como se elas estivessem dando entrada para o parto. Isso é muito positivo, pois elas percebem que têm direito à acompanhante e que elas não estarão sozinhas, além do próprio serviço da maternidade ter a oportunidade de orientar essas gestantes. A visita também diminui a ansiedade desse período da expectativa de dar à luz”, conta Aline Furtado, enfermeira da FMP/Fase que é responsável pelo Curso para Gestantes.

Ao final da atividade, a equipe se reuniu com as gestantes e seus acompanhantes para um bate-papo, onde eles puderam contar como foi o reconhecimento do local. Para Thatiane da Silva Augusto, que está grávida de oito meses, a visita permitiu o esclarecimento de muitas dúvidas para quando chegar a hora do parto.  “Eu adorei a visita à maternidade. Foi bem além das minhas expectativas. Eu adquiri muitas informações importantes que eu não sabia e indico às outras pessoas a fazerem isso também antes de irem ganhar o bebê. Eu não tinha a mínima ideia de como arrumar e o que levar para o hospital, mas após o tour, pude ter um pouco mais de segurança”, conta.  

A realização dessas atividades, assim como o Curso para Gestantes, são também momentos de prática e crescimento profissional para os alunos da graduação, e dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Área Profissional da Saúde da FMP/Fase. Além de criar uma consciência de um atendimento mais humanizado.

 “O crescimento profissional vem justamente no vínculo que criamos com a paciente e na prática que estamos vivenciando. Isso interfere na minha construção de pensamentos e atitudes, de como eu posso mudar e acrescentar na vida da gestante. Eu acredito em um parto mais humano, com amor, com carinho e respeito por aquela vida que está sob os meus cuidados. É uma experiência maravilhosa, me sinto privilegiada de estar conhecendo a história de cada uma”, conta a aluna do 7º período de Enfermagem da FMP/Fase, Maria Eduarda da Silva Possato. 

Curso para Gestantes

O Curso para Gestantes existe no Ambulatório Escola da FMP/Fase desde 2007 e, durante os encontros, as futuras mamães são orientadas sobre mudanças físicas, psíquicas, emocionais e sociais que ocorrem com a mulher e na família durante a gestação. Elas também são informadas sobre os cuidados higiênicos com o recém-nascido, com o coto umbilical (parte do cordão umbilical  ligado à barriga do bebê), o aleitamento materno, o parto, o planejamento familiar, e sinais de alerta produzidos pelo bebê. As reuniões acontecem semanalmente às terças-feiras, às duas horas da tarde.

O curso atende ao programa Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde, instituída pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que busca um novo modelo de cuidado com a saúde da mulher e da criança, com foco na atenção a gravidez, ao parto e ao pós-parto, e o desenvolvimento saudável do recém-nascido.
 
Mais fotos:

 

Centro de Imagens do Hospital de Ensino Alcides Carneiro registra aumento nos atendimentos


 
O Centro de Imagens do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, inaugurado no ano passado, registrou um aumento de 80% no número de atendimentos, este mês, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Esse resultado foi possível graças a recursos disponibilizados pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) para a implantação de serviços de ressonância magnética na unidade.

Com os investimentos de R$ 1,2 milhão realizados pela faculdade, o Centro de Imagens do hospital conta, hoje, com um tomógrafo e um mamógrafo com capacidade de digitalização dos exames de raios-x e mamografia, e um Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens para esses e outros exames, como os de tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

A mudança do sistema analógico para o digital garante a qualidade das imagens dos exames, economia de recursos financeiros e de espaço físico do hospital e rapidez na visualização dos exames e, consequentemente, do diagnóstico médico.

Por conta de sua vocação educacional, a FMP/Fase investe na rede de saúde da cidade e mantém intensa parceria com o maior hospital público do município – o Hospital de Ensino Alcides Carneiro – com o objetivo de oferecer a seus alunos um ensino de excelência, beneficiando a população que usufrui desses serviços.

O Centro de Imagens ganhou, neste mês, um reforço com os novos residentes do Programa de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FMP/Fase, que irão colaborar com os atendimentos realizados pelo setor. Além disso, Petrópolis passou a contar com a atuação de residentes de outras especialidades, nas Unidades de Saúde da Família, no Ambulatório Escola, em Cascatinha, e também no hospital. O grupo é formado por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e médicos, que atendem às especialidades de Atenção Básica, Obstetrícia e Ginecologia, Enfermagem em Terapia Intensiva, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, e Pediatria.

Avanços na mastologia

Os investimentos realizados no Centro de Imagens pela FMP/Fase também auxiliaram nos atendimentos em mastologia. De acordo com a pesquisa realizada pelo mastologista e professor da FMP/Fase, Carlos Vinícius Pereira Leite, a unidade registrou um aumento de 37% no volume de cirurgias, em 2017.

No ano passado, o médico capacitou 200 médicos e enfermeiros, e 350 agentes comunitários de saúde atuantes em Petrópolis, através do projeto "Capacitação das equipes da Estratégia Saúde da Família - um caminho para implementar a prevenção secundária do câncer de mama", uma parceria da FMP/Fase com o hospital, o governo municipal e a Roche.

FMP/Fase lança especialização em Gestão de Projetos




A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para nova especialização em Gestão de Projetos, em Petrópolis. Serão 360 horas de carga horária, em 24 meses, com encontros aos sábados e previsão de início em abril. Além de fundamentos em estratégia serão abordados no curso temas como estratégia e planejamento, finanças, riscos e recursos, empreendedorismo, comunicação e qualidade.

“O aluno do curso será motivado a trabalhar com algum problema/oportunidade real de sua organização. Pode ser um projeto de longo prazo que possa ser utilizado durante todo o curso ou diversos projetos que forem surgindo. A cada disciplina serão trabalhadas as ferramentas e metodologias em casos práticos”, explica o coordenador da especialização, Gladistone Afonso.

Mestre em Gestão de Sistemas de Engenharia, pós-graduado em Gestão de Projetos e graduado em Sistemas de Informação, o professor é empresário desde 1994. Com a certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP), do Project Management Institute (PMI), Gladistone trabalha há mais de 20 anos na área de TI. “Projetos são os pilares do que eu faço. Afinal, desenvolver software é fazer projetos”, diz.

Segundo o professor, entre os objetivos da especialização estão apresentar as melhores práticas de gestão de projetos encontradas no guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), segundo a visão do PMI; agregar fundamentos da gestão empresarial, que sirvam de base para a aplicação das práticas, como diferencial competitivo do gerente de projetos; estudar ferramentas de gestão e comparar outras metodologias consagradas, além da visão PMI, aplicadas em diversos países, bem como demonstrar técnicas adotadas nas empresas na área de projetos e consultoria.

Outras informações sobre o curso e as inscrições estão disponíveis no site da faculdade: http://www.fmpfase.edu.br/pos/SitePos/.