Embora
já apresente sinais de recuperação, a economia brasileira ainda sofre os
impactos da recessão, iniciada formalmente no segundo trimestre de 2014. O
percentual de famílias com dívidas chegou a 25,2% em março, segundo a Pesquisa
de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No ambiente corporativo, o panorama
não é diferente. O Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica, apurado pelo
Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL), registrou cinco meses seguidos de aumento no número de
empresas com contas em atraso, de outubro do ano passado até fevereiro deste
ano.
Por outro
lado, a expectativa da própria CNDL é de um cenário menos negativo para os
próximos meses, com uma retomada gradativa da economia, e consequente
recuperação da capacidade de pagamento
das empresas e das famílias. Diante desse contexto, a Faculdade Arthur Sá Earp
Neto (FMP/Fase) promove, em maio, o curso “Cobrança, a chave do sucesso em
tempos de crise: estratégias e técnicas”, que tem o objetivo de capacitar
funcionários e gestores para recuperação de crédito em empresas, habilitando-os
em estratégias para condução de negociações, utilização de métodos eficazes de
cobrança, prevenção da inadimplência e recuperação de clientes.
As aulas serão realizadas
aos sábados, nos dias 05, 12, 19 e 26 de maio, das 13h às 17h, e serão voltadas
para profissionais responsáveis pela operação de cobrança em imobiliárias,
instituições de ensino, escritórios de contabilidade e de advocacia,
instituições financeiras, comércio em geral, empresas prestadoras de serviço e
também profissionais autônomos.
“Na atual conjuntura nacional
de crise financeira, as empresas vivenciam um novo cenário, onde a recuperação
de crédito se torna ferramenta indispensável à sobrevivência de seus
empreendimentos. Entretanto, boa parte dos profissionais desempenha com
desconforto e inabilidade as funções de cobrança, comprometendo
significativamente o rendimento de suas empresas”, afirma a coordenadora do
curso, Lorena Lopes Baptista.
O conteúdo programático vai
abordar ferramentas e métodos de acompanhamento e prevenção da inadimplência,
técnicas para uma cobrança eficaz virtual ou presencial, controle de qualidade
do setor de cobrança, manutenção da rotina de recuperação de crédito, entre
outros assuntos relacionamentos ao tema.