sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Livro Solto chega à Estrada da Saudade


Nesta quarta-feira (09), a FMP/Fase doou 200 livros do Projeto Livro Solto para o Posto de Saúde da Família do bairro Estrada da Saudade, unidade gerida pela instituição, que atende cerca de sete mil moradores. 

Dentre os livros doados encontram-se autores nacionais e internacionais, como Nelson Rodrigues, Mamuel Bandeira, Miguel de Cervantes, Machado de Assis, Lima Barreto, Jorge Amado, Eça de Queirós, Aluísio Azevedo, Mary Shelley e Sidney Sheldon.

Em agosto, o Ambulatório-Escola da faculdade também recebeu a doação dos livros, que ficarão à disposição da comunidade.


Conheça o projeto

O projeto Livro Solto existe desde outubro de 2012 e já arrecadou 1.180 livros, sendo que 100 estão no Ambulatório-Escola, 200 no PSF da Estrada da Saudade e o restante no campus da FMP/Fase ou “voando”.

A ideia da campanha foi apresentada pela ex-aluna Ruana Rueda, graduada em Medicina que, com base em projetos já existentes, como o Book Crossing (Estados Unidos), propôs a iniciativa.  Assim, a FMP/Fase lançou o projeto em comemoração aos cinco anos do Centro Cultural.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, bastando doar qualquer livro, que não seja técnico e esteja em boas condições. Os exemplares podem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003). 





 


Anel de Solidariedade contabiliza mais 6 cadeiras de rodas

Na terça-feira (08), os integrantes da campanha Anel de Solidariedade, promovida pela FMP/Fase, realizaram a pesagem dos anéis de lata arrecadados, contabilizando 480 kg do alumínio, que serão transformados em mais seis cadeiras de rodas.


A campanha existe desde 2012 e já conseguiu 13 cadeiras, as quais estão sendo distribuídas pelo Postos de Saúde da Família (PSF) geridos pela instituição. A campanha conta ainda com a parceria da empresa FRATO Ferramentas, que transforma anéis de alumínio em cadeiras. Desta forma, cada 120 garrafas Pet cheias de anéis (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivalem a uma cadeira de rodas.

Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato através do e-mail anelsolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro). 





Novo programa da FASE TV entrevista médicos e professores

No próximo dia 13 de outubro, estreia o programa “Em Questão”, produzido pela FASE TV, emissora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Com 30 minutos de duração e apresentado pela jornalista Fátima Medeiros, o programa contará com debates sobre assuntos em destaque no Brasil e no mundo. As cinco primeiras edições foram gravadas durante a 19ª Semana Científica da instituição, cujo tema foi "Efeito dominó: o comércio na saúde e a fábrica de doenças", em setembro.

O primeiro “Em Questão” que irá ao ar terá entrevistas com Regina Migliori, especialista em neuropsicologia e consultora em Cultura de Paz da Unesco, o professor Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP, e o professor Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da faculdade. Será debatida a sustentabilidade na saúde, além das principais questões da medicina no momento.

Os programas seguintes terão como tema “Alergia e Imunologia”, com José Luiz Rios, professor de pós-graduação da FMP/Fase, e Nélson Cordeiro e Fátima Emerson, ambos da Policlínica Geral do Rio de Janeiro; “Comercialização da Saúde”, com Luiz Vianna e João Barbosa, da Fiocruz; “Perspectivas da Pesquisa em Saúde no Brasil”, com o professor convidado da FMP/Fase, Marcus Conde; e “Álcool e Trânsito”, com a professora da Fase, Sônia Paiva, que é membro do Grupo de Estudos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, além da especialista em Neurobiologia, Eliane Dantas, também professora da Fase.
O “Em Questão” pode ser assistido no canal 24 da rede Tech Cable, em Petrópolis, às 21h, com um programa inédito a cada domingo.

Da esquerda para a direita: Regina Migliori, neuropsicologa, Fátima Medeiros, repórter da FASE TV e Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica daFMP/Fase.

Da esquerda para a direita: José Luiz Rios, professor de pós-graduação da FMP/Fase, e Nélson Cordeiro e Fátima Emerson, ambos da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Da esquerda para a direita: Eliane Dantas, professora da Fase e especialista em Neurobiologia, Fátima Medeiros, repórter da FASE TV e  Sônia Paiva, que é membro do Grupo de Estudos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.