quinta-feira, 14 de maio de 2015

Programação Fase TV - De 10 a 15 de maio

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “A Voz de Gabriel Silva”:

o    Vocalista, violonista e compositor de pop rock e R&B (rhythm blues), o petropolitano Gabriel Silva ficou quase 10 anos afastado profissionalmente, se dedicando à faculdade e ao trabalho do segmento do petróleo. Mais tarde retomou a decisão de que o caminho da música era definitivamente o caminho do sucesso pessoal, e a inscrição feita para o programa “The Voice Brasil” mudou radicalmente a sua carreira. O episódio fala sobre o início e toda a trajetória artística do cantor.


·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Novos Residentes”:

o    Petrópolis ganhou novos residentes na área de saúde. Eles passam a atuar no hospital Alcides Carneiro, o maior da cidade. A solenidade de recepção aos novos residentes contou com as participações do secretário municipal de saúde e do Prefeito Rubens Bomtempo. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Além dos programas de residência na área Médica, a FMP/Fase passou a oferecer em 2015 a residência Multiprofissional. Ao todo, a cidade ganhou 34 novos residentes, 23 na área médica, incluindo as especializações em anestesiologia, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, pediatria, neonatologia e radiologia e diagnóstico por imagem e 11 na área Multiprofissional, com especializações em enfermagem intensiva, assistência básica em enfermagem, nutrição e psicologia.

Tema: “Trotes Solidários”:

o    Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Maio Amarelo - Observatório Nacional de Segurança Viária”:
o    O programa aborda a campanha Maio Amarelo, resultado de uma mobilização internacional que tem como meta principal reduzir o número e a gravidade dos acidentes de trânsito, contribuindo para uma conduta mais segura. Durante todo o mês de maio, ações de conscientização vão ser realizadas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, onde os índices de acidentes são alarmantes. Em 2014, mais de 760 mil indenizações do Seguro DPVAT foram pagas para as vítimas do trânsito em todo o Brasil.  O episódio conta com a participação do pesquisador do Observatório Nacional de Segurança Viária, Tiago Bastos, que é Doutor em Engenharia de Transportes.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar”:

o    O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

·         Programa Tome Ciência                Tema: “Doenças da Amazônia”:

o    As condições climáticas da Amazônia, quase sempre com calor e umidade, e a existência de águas paradas, facilitam a proliferação de mosquitos responsáveis pela transmissão da maioria das doenças chamadas de tropicais pela Organização Mundial da Saúde.  O atendimento de saúde precário numa área tão extensa, a falta de saneamento e o desmatamento, agravam e dificultam o controle de doenças como a malária, a febre amarela e a leishmaniose.   O que são essas doenças, os tratamentos e prevenção – e até a própria rotulação como doenças tropicais – são temas do debate com  especialistas.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “Alergia e Imunologia”:
o    O programa fala sobre alergia e imunologia, fatores desencadeantes, formas de prevenção e tratamento. O tema é debatido pelos convidados: José Luiz Rios, coordenador de pós-graduação em Alergia e Imunologia da FMP/Fase; Nélson Cordeiro e Fátima Emerson, ambos alergologistas da Clinica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde                      Tema: “Vitiligo”:
o    O vitiligo é um distúrbio que se caracteriza pela despigmentação da pele. O resultado é o aparecimento de manchas claras em sua maioria ao redor dos olhos, boca, cotovelos, joelhos, mãos, podendo se espalhar por todo o corpo. Acontece com até 2% da população mundial, e quem tem a doença muitas vezes sofre preconceito e pode ter a sua autoestima abalada. Há tratamento para o vitiligo, mas ele varia de pessoa pra pessoa, você vai ver que o seu aparecimento pode estar ligado à causas emocionais.
·         Programa Ciência e Letras                                    Tema: “Cecília Meireles”:
o    “Pus o meu sonho num navio e o navio em cima do mar, depois abri o mar com as mãos pro meu sonho naufragar. Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre dos meus dedos colore as areias desertas. O vento vem vindo de longe, a noite se curva de frio, debaixo da água vai morrendo o meu sonho dentro de um navio. Chorarei o quanto for preciso pra fazer com que o mar cresça e o meu navio chegue ao fundo e o meu sonho desapareça. Depois tudo estará perfeito, praia lisa, águas ordenadas, meus olhos secos como pedras e as minhas duas mãos quebradas.” Cecília Meireles é o tema do Ciência & Letras.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Itatiaia-RJ”:
o    No belo município de Itatiaia (RJ), mostramos como o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, está ajudando a melhorar a qualidade do atendimento na atenção básica. Mostramos a atuação de quatro médicos cubanos em atividade no município, sua integração com as equipes e com a cidade, a percepção e a recepção dos usuários e os resultados obtidos na demanda hospitalar. No Rio de Janeiro, a ONG Viva-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um trabalho de acolhimento de jovens que fazem uso abusivo de drogas. Agregando os setores de saúde, educação e desenvolvimento social, o projeto Casa Viva promove a resignificação das vidas desses meninos e meninas e ajuda na sua reinserção familiar e comunitária.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Crise Hídrica”:
o    Especialistas conversam sobre a crise hídrica na região sudeste e sobre gestão e governança de recursos hídricos.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Mudando de Profissão”:

o    Que profissão seguir? Se perceber que o caminho não está satisfatório, o que fazer? Como lidar com mudanças repentinas ou drásticas nos rumos profissionais?