sexta-feira, 3 de julho de 2015

Programação Fase TV - Semana 5 a 11 de julho de 2015


·         Programa ARTE & CULTURA                 Tema: Cello Ensemble Berlin

o   O grupo formado por jovens violoncelistas promissores, e já premiado, alunos e ex-alunos da classe de Matias de Oliveira Pinto, um dos mais renomados professores de violoncelo da Faculdade de Música de Münster e da Universidade das Artes de Berlim, na Alemanha, veio pela primeira vez à Petrópolis, iniciando a temporada 2015 da Sociedade Artística Villa-Lobos. O episódio conta a trajetória do Maestro, o início e a rotina do grupo e também o concerto apresentado por eles.



·         Programa MINUTO FASE                       Tema: Reforma Ambulatório HAC

o   Aprimorar as atividades didáticas e profissionais desenvolvidas no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população. Esses são os principais objetivos da parceria realizada pela FMP/Fase com a Prefeitura de Petrópolis na área de saúde. Parceria que garantiu a reestruturação do Ambulatório Doutor Wilson Martelli. O espaço, que há muito tempo não passava por uma reforma, teve portas, janelas, instalações elétricas, piso e pintura recuperados. Além de garantir melhores condições de treinamento para alunos e atendimento para os pacientes, a readequação do ambulatório também permite a ampliação das especialidades médicas oferecidas.

·         Programa AO REDOR                                   Tema: Crimes Ambientais, Efeito Estufa e Alfaiates.

o   Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão



·         Programa FAIXA INTERATIVA             EM QUESTÃO – Tema: Ressonância

·         A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela funciona como um estímulo, ajudando cada um de nós, a entrar em ação.  Mas em excesso, ela faz exatamente o contrário: impedindo nossas reações. E quando se torna constante e desproporcional aos acontecimentos, pode se transformar em um transtorno, causando sofrimento e interferindo na qualidade de vida.


·         Programa Em Questão                         Tema: Aborto e Saúde Pública

o   O aborto é uma questão polêmica e que divide opiniões. Mas, para além da fé ou da filosofia, existem os fatos. Atualmente no Brasil acontecem mais de 1 milhão de abortos e duzentas e cinquenta mil internações por complicações de procedimentos clandestinos.  O programa conta com a participação da pesquisadora da ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, e coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política, Sonia Corrêa.





·         Programa TOME CIÊNCIA                    Tema: Câncer

·         “Aquela doença”, o misterioso câncer, era uma doença ao qual, algum tempo atrás, ninguém ousava dizer o nome. Doença que não é só uma por sinal, por existem cerca de 200 tipos de câncer. No momento em que o homem já desenvolveu o DBA, o genoma humano, e aspectos os mais detalhados dos funcionamentos celulares, porque ainda não se alcançou a cura do câncer? É bem verdade que, em alguns tipos, o percentual de cura já chegou a 80 por cento. Os especialistas convidados por – por acaso todas as mulheres – falam sobre o conhecimento acumulado da ciência sobre a doença também esclarecem se estamos no caminho da cura. No mínimo para acabar com o preconceito com “aquela doença”, o programa busca desvendar os mistérios do câncer.







·         Programa LIGADO EM SAÚDE            Tema: Labirintite

o   É muito comum chamar de labirintite sintomas como: tontura, vertigem e zumbido no ouvido. O que muita gente não sabe é que labirintite propriamente dita é rara e o que as pessoas costumam ter, são outros tipos de distúrbios que também afetam o labirinto, mas que tem outras características.






·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                  Tema: Saúde e Jornalismo


o   Desde a sua criação o SUS, Sistema Único de Saúde, tem estado em meio a um campo de tensões. Que, às vezes, polariza defensores ferrenhos de um lado e críticos vorazes de outro. Gestores, políticos, usuários, imprensa, apresentam uma multiplicidade de perspectivas sobre o que é e o que deveria ser o sistema, catalisando debates inflamados.



·         Programa NA ESTRADA                                            Tema: Campo Bom/ Novo Hamburgo RS


o   Água. Ela serve para beber, para tomar banho e para muitas outras coisas. Mais em um projeto inovador, em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, ela é usada para fortalecer a relação entre pais e seus filhos bebês. É o Hidromami, que o Canal Saúde na Estrada mostra como funciona.




·         Programa EM FAMÍLIA                       Tema: Gravidez Tardia

o   Entre 2003 e 2012, o número de gestantes com mais de 40 anos aumentou quase 18%. São dados do IBGE sobre uma transformação social que parece irreversível. Mais o que é que muda com mais vivência nessa idade? Quais os riscos, os prós e os contras de ser mãe na maturidade? É isso que o Em Famíla discute neste episódio.





·         Programa UNIDIVERSIDADE                              Tema: Maioridade Penal


Em meio ao debate nacional sobre a redução da maioridade penal, o Unidiversidade aborda o tema, tendo como ponto de partida a Constituição Brasileira, que reconhece como prioridade a proteção especial às crianças e aos adolescentes.

A escolha por uma pós-graduação


Levi de Souza

Hoje, um curso superior, em especial os de Gestão (bacharel e tecnológico), está muito acessível em diversas plataformas (presenciais e a distância), assim como inúmeras instituições oferecem cursos superiores de diversas especificidades.  O que há em comum em quase todas as formações é o trabalho ou a aplicação em organizações, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor.  E que estas precisam ser mais eficientes em seus processos e nos resultados proporcionados.  
A meta é gerar resultados e valores que atendam aos objetivos da organização e, ao mesmo tempo, atendam às exigências por qualidade, responsabilidade, sustentabilidade e diversidade que a sociedade global demanda ou exige. 
As organizações precisam de pessoas que saibam lidar com essas variáveis e conduzir seus processos dentro do desafiante cenário. É neste ponto que uma boa formação em gestão, em especial uma pós-graduação em Administração (MBA), pode contribuir para o profissional enxergar, de forma mais acurada, as suas respectivas áreas de atuação e melhorar o planejamento das ações, a organização dos recursos (geralmente limitados ou escassos), a liderança de equipe e a avaliação dos processos e resultados.
Um bom curso de pós-graduação em Administração gera ao profissional condições técnicas e contextuais (melhor interpretação dos ambientes interno e externo), assim como habilidades interpessoais para conduzir as pessoas aos objetivos da organização e ao seu próprio autodesenvolvimento. Afirmo, com segurança, que este profissional será disputado no mercado de trabalho com salários condizentes ou proporcionais ao valor que conseguir gerar para a organização e para a sociedade. E uma boa pós-graduação o especializa nessas áreas com técnicas e tecnologias sem deixá-lo preparado também para entender o todo que compõe uma empresa. 
Os MBAs que mais têm sido demandados pelo mundo do trabalho têm relação com as áreas de gestão dos negócios ou modelos de negócios (com enorme ênfase no empreendedorismo); gestão de projetos; gestão de pessoas e carreiras; gestão financeira e de riscos. Podemos mencionar outros, mas esses, em sua essência, trazem o mix do mundo global: competitividade, avaliação de projetos, inovação (pessoas), viabilidade (econômica financeira) e entrega (logística). Tudo isso, sem esquecer de questões como sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social, geralmente presentes nas grades dos bons MBAs. 
Neste cenário, o trainee precisa ser um ator ativo e não passivo de sua formação. Hoje, o autodesenvolvimento e o senso de visão de oportunidade são ingredientes importantíssimos para as empresas terem valores que, mesmo com todo aparato tecnológico, ainda fazem parte do elemento humano. Mas para quem sabe usá-lo ou aplicá-lo. 
É por isso que o jovem precisa entender que não se trata apenas de obter um título a mais em seu currículo. É preciso estar atento a outras questões que um bom MBA deve orientar, além do conhecimento e habilidade. São as atitudes e comportamentos sociais, respeitando e valorizando a ética, o empreendedorismo, a visão e oportunidade para novos negócios ou inovações nos processos já existentes.
A escolha de um bom curso de MBA também pode proporcionar um "miniprocesso seletivo", pois muitos alunos de uma determinada turma já podem estar no mercado de trabalho, em cargos de gerência ou de direção. Assim, um aluno que mostra bom desempenho nos conteúdos e no comportamento, pode estar sendo analisado pelos seus próprios colegas de turma e, nesse networking, surgirem propostas de trabalho. É muito importante para o pretendente a fazer uma pós-graduação ficar atento a isso. E o aluno deve procurar um curso que desperte sua inteligência o suficiente para perceber onde há oportunidade de mudar para o novo negócio ou de transformar (inovar, empreender) o que já existe nos processos da empresa.   
* Professor, coordenador do curso de Administração (graduação e pós-graduação) e dos Cursos Superiores em Tecnologia de Gestão (Recursos Humanos, Gestão Pública e Gestão Ambiental) da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase).