quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Curso de Extensão aborda a História e a Trajetória da Saúde Pública no Brasil


Para compreender o atual cenário da saúde pública no Brasil é preciso conhecer sua raiz e os fatores que deram início ao Sistema Único de Saúde (SUS) responsável por atender, gratuitamente, a população.

O curso de extensão da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) tem esse objetivo, de apresentar um resgate histórico da saúde pública no Brasil até a criação do SUS. As aulas serão realizadas nos dias 03, 10, 17 e 24 de novembro, das 14h às 17h, no campus da Fase.

A responsável pelo curso é a professora Ana Maria Auler, doutora e mestre em Saúde Coletiva e especialista em Administração Hospitalar. As aulas serão divididas por tópicos: A saúde no Brasil até 1970, A Reforma Sanitária, O ideário do SUS e Os desafios da implantação do SUS.

Como a instituição trabalha totalmente direcionada para a formação aliada ao serviço, prioritariamente na rede pública de saúde, é importante que os estudantes tenham uma dimensão da necessidade de desenvolver projetos e trabalhos voltados para o bem-estar da população. A carga horária deste curso é de 12 horas. As inscrições devem ser feitas no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/div2/7015HistSaudePub2015/, até o dia 30/10.

Evento aborda o uso de antibióticos na prática clínica


Com o objetivo de abordar o uso empírico de antibióticos na prática clínica e a repercussão pulmonar após o uso de drogas, no próximo dia 29 de outubro, das 18h30 às 21h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover duas palestras sobre os temas.

A sala Arthur de Sá Earp Neto será palco da discussão que aborda o uso de antibióticos que estão entre os medicamentos mais prescritos na prática médica, mas que em mais de 50% dos casos, segundo o médico Luiz Arnaldo Magdalena, responsável pelo evento, são prescritos de modo incorreto, seja na indicação, dose ou no tempo estipulado para uso.

“É de suma importância que eventos como este sejam realizados, pois é preciso informar e treinar os profissionais da área da saúde. A população se beneficia ao receber antibióticos com indicação precisa, o que reduz a ocorrência de efeitos adversos e a resistência por parte das bactérias, problema cada vez mais frequente em nosso meio. Como em muitas infecções não é preciso usar antibióticos, por exemplo: em casos de infecções respiratórias causadas por vírus, ocorre uma redução na prescrição desses medicamentos, o que significa maior conscientização da classe médica”, explica o médico Luiz Arnaldo Magdalena Pereira, responsável pela palestra. 

Além do uso de antibióticos na prática clínica, uma palestra sobre repercussão pulmonar após o uso de drogas será apresentada pela médica Glaucia Zanetti. O evento tem o custo de R$ 20,00, pois a renda será revertida para a compra de materiais para os pacientes do SOC (fraldas, principalmente). As inscrições para as palestras devem ser feitas até o dia 27 de outubro, no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/nutricao/6415aprovIntegAliment2015/. 
Os participantes receberão certificado.