Durante o período de grandes
eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ou até mesmo em ocasiões
especiais, como as datas festivas e os feriados prolongados, é muito comum que
as empresas contratem equipes temporárias para conseguir atender o aumento da
demanda de clientes. Hotéis e restaurantes, geralmente, são os que mais
enfrentam o grande fluxo de funcionários em curto prazo, o que é um desafio
para manter a qualidade dos serviços oferecidos e a sintonia entre os
colaboradores.
A captação de um grande
contingente de pessoas num curto espaço de tempo requer muito planejamento e um
plano de recrutamento e seleção eficaz para atender às demandas das empresas. Se
de um lado existem as expectativas dos trabalhadores, do outro estão os empresários,
que além de ter que captar com eficácia os novos colaboradores, ainda
necessitam treiná-los rapidamente e nem sempre sabem qual a melhor maneira de
conduzir esse processo. Exatamente em
situações como essa, torna-se essencial a presença de um gestor de Recursos Humanos,
profissional que terá a função de assessorar todos os demais gestores da
empresa, com o planejamento e a aplicação de abordagens teóricas e modelos
metodológicos específicos para intervir no comportamento humano dentro do
ambiente de trabalho.
“Esse profissional de RH vai
utilizar conhecimentos específicos para lidar com a motivação e com os aspectos
legais da relação de trabalho entre os funcionários e a empresa, além de usar
técnicas de intervenção em conflito, negociação, comunicação e o exercício da
liderança junto às equipes de trabalho, para que seja alcançado o objetivo de
ambas as partes”, explica Luciene Baptista, professora da Fase no curso de
Administração e nos cursos de MBA em Gestão.
Para que as estratégias sejam bem
sucedidas é importante que o profissional responsável pelo gerenciamento das
equipes temporárias saiba como é a cultura da organização e trace um bom plano
de recrutamento, seleção e socialização para novos funcionários, pois precisam
estar adaptados aos processos de trabalho mais rapidamente, o que muitas vezes
é um grande desafio para as empresas.
“A captação de funcionários temporários
é o primeiro grande desafio, pois precisam estar alinhados com a cultura e com
a estratégia organizacional. Depois vem a parte do treinamento de integração,
técnico e comportamental destes novos profissionais para que eles sejam
rapidamente socializados e absorvam de maneira eficaz as normas e os
procedimentos necessários ao exercício das suas atividades profissionais”, finaliza
a professora do curso de Administração da Fase.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis