segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Mercado de trabalho na área de Enfermagem é ampliado

Enfermagem Estética foi aprovada no Brasil. Há procura dos profissionais especializados em outras áreas para atuar em Petrópolis.
O Conselho Federal de Enfermagem aprovou a área de Enfermagem Estética. A Resolução 389/2011, que reconhece a especialização em Enfermagem Dermatológica, e o Parecer COFEn 197/2014 são os documentos que garantem a nova prática do enfermeiro. A decisão amplia ainda mais a área de atuação dos profissionais da saúde. No curso de Bacharelado em Enfermagem não haverá mudanças. No entanto, existe o caminho de profissionalização em Saúde Estética. Essa possibilidade origina oficinas e cursos específicos para essa área de formação, que podem acontecer como componentes curriculares eletivos concomitantes ou posteriores à graduação.
“Neste caso da Enfermagem Estética, há a possibilidade de iniciar uma nova forma de desenvolver a Enfermagem, ampliando o mercado de trabalho, especialmente para as pessoas que procuram uma profissão que tem como sentido o “cuidar”. A saúde estética necessita desse olhar. A decisão do COFEn é muito pertinente. Com o aumento da longevidade, as pessoas necessitam cuidar-se cada vez mais e melhor. Cuidar é um ato da Enfermagem. Nada mais coerente do que o enfermeiro dedicar-se à saúde estética”, ressalta Míriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

Além da demanda na área estética, o mercado de trabalho também está carente de profissionais de Enfermagem para atuarem tanto no setor público como no privado. Há vagas em Unidades de Saúde da Família, nas UPAS, no SAMU, e novos cargos em hospitais, homecare e na área de Atenção Básica. No entanto, a coordenadora do curso de Enfermagem da Fase explica que o profissional não pode ficar muito tempo fora de atuação.

“É mais fácil um recém-formado ingressar no mercado de trabalho do que aquele profissional que se afastou por dois ou mais anos. Outro ponto exigido na área, além do bacharelado e licenciatura, é a pós-graduação. O enfermeiro precisa ter domínio de determinado ramo de conhecimento na área da saúde e manter sempre o currículo atualizado e disponibilizado nos setores de recursos humanos das empresas nas quais tem interesse de ingressar”, explica.

Os enfermeiros garantem a assistência direta ao usuário e o gerenciamento dos serviços nos setores público e privado. A necessidade de profissionais atuantes na área de atenção básica é ainda maior não apenas em Petrópolis, mas em todo o país.

“A área de Atenção Básica é a mais carente de profissionais, além de ser considerada a mais importante em comparação aos demais mercados de trabalho. Essa situação não se aplica somente à cidade, mas em todo o Brasil. Em Petrópolis, especialmente, há carência de enfermeiros obstetras, enfermeiros especializados em centro cirúrgico e centro de material, enfermeiros especialistas em terapia intensiva e docentes de ensino superior em várias áreas da Enfermagem”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis