segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Obesidade e Cirurgia Bariátrica são temas de curso de extensão na Fase

No dia 11 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A cada dia, o tema ganha mais destaque na área da saúde. Recente estudo, publicado na revista científica Lancet, mostra que um quinto da população brasileira adulta - ou quase 30 milhões de pessoas - é obesa. No Brasil, o número de pessoas obesas vem crescendo cada vez mais e alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.

Diante dos dados alarmantes referentes ao aumento de pessoas obesas no Brasil, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, que tem o objetivo de passar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a atuação do nutricionista na especialidade de Nutrição e cirurgias de obesidade.

Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. Os dados colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo. Entre os homens, só fica atrás da China e dos EUA; entre as mulheres, o Brasil fica em 5º, atrás da Rússia e da Índia.

Os temas abordados no curso vêm ao encontro da necessidade de discutir a questão da obesidade, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. O coordenador do curso é o nutricionista Luis Felipe Chaves Prates, formado pela Fase. O profissional tem especialização em Nutrição Humana e é membro da equipe do Dr. José Pinna Cabral, de cirurgia da obesidade.

As aulas serão ministradas nos dias 08 e 22 de outubro, com início às 14h, no campus da Fase. As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de outubro, no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação completa do curso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis