quarta-feira, 20 de abril de 2016

Seminário aborda as novas perspectivas da Nutrição e Oncologia na Fase

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover um Seminário de Nutrição, na próxima terça-feira (26), das 09h às 17h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto. O tema do evento será “Novas perspectivas da Nutrição e Oncologia”.

Com o objetivo de promover a atualização de profissionais e estudantes da área de saúde, a programação do Seminário de Nutrição conta com muitas atrações, inclusive a participação de um palestrante internacional, renomado na área. John Hesketh, professor da Universidade de Newcastle, Ph.D. na MRC Brain Metabolism Unit, Universidade de Edinburgo, e pesquisador do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana (HNRC), vai ministrar uma palestra sobre Selênio e risco de câncer - uma visão da genômica, contando com tradução simultânea.   

O evento também vai abordar outros temas relevantes sobre a temática, como: Tratamento nutricional de pacientes oncológicos - uma visão sobre os antioxidantes; Assistência nutricional ao paciente oncológico pediátrico; Efeitos do tratamento oncológico e suporte nutricional de pacientes com câncer; etc.


As inscrições para participar do Seminário de Nutrição devem ser realizadas no site: www.fmpfase.edu.br, até o dia 25/04. Na página, também é possível ter acesso ao cronograma completo das atividades que serão realizadas no evento.

Mitos e verdades sobre a Hipertensão

professor Carlos Gazanego


- As medicações anti-hipertensivas afetam o desempenho sexual?
Certos betabloqueadores e outras drogas podem atingir a esfera sexual. No entanto, hoje dispomos de inúmeras drogas  efetivas e bem toleradas, que não apresentam influência sobre o desempenho sexual do paciente hipertenso.

- Dor de cabeça é sinal de pressão alta?
Talvez, mas vale ressaltar que o problema deve ser investigado, pois a dor de cabeça pode ter outras causas não diretamente ligadas à pressão. Caso sinta esse mal por muitos dias, o ideal é ir ao médico.

- O calor faz a pressão arterial cair?
A alta temperatura provoca vasodilatação, associada a certo grau de desidratação, ocasionando a queda da pressão.

Musculação ajuda a controlar a pressão alta?
O hipertenso pode fazer musculação apenas após avaliação criteriosa do cardiologista, lembrando que isso pode piorar a hipertensão.

Quando a pressão está baixa, colocar uma pitada de sal embaixo da língua resolve?
Pode elevar temporariamente o nível da pressão, no entanto, não é a melhor forma de resolver o problema. Para elevar a pressão, o corpo deverá reter líquido e isso não acontece imediatamente com a ingestão de sal. Para amenizar os desconfortos da pressão baixa, é recomendável tomar muito líquido e deitar-se no chão mantendo as pernas levantadas acima da cabeça.

Em crianças, o índice da pressão arterial é o mesmo que para um adulto?
Devido à menor superfície corporal, as crianças apresentam pressão arterial menor. Ao contrário do que ocorre com os adultos, a hipertensão na criança é secundária e, muitas vezes, pode ser a única ou a principal manifestação de uma doença grave, porém potencialmente curável. 


15ª Semana de Enfermagem da Fase aborda a Construção Histórica e Política da Enfermagem

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a sua 15ª Semana de Enfermagem abordando o mesmo tema da Semana Nacional: Construção Histórica e Política da Enfermagem. O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, localizada no campus da faculdade.
O objetivo da Semana é abordar a construção histórica e política da Enfermagem, com promoção de palestras, mesas redondas e debates sobre os mais variados assuntos que envolvem a área da saúde.
A programação conta com uma palestra sobre “Enfermagem em Cirurgia Robótica: a prática na Marinha do Brasil”, que será ministrada pela enfermeira Daniele Lopes Costa, Oficial do Quadro de Apoio à Saúde do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil, além da Mesa Redonda sobre “A História da Enfermagem no município de Petrópolis”, que contará com a presença de Míriam Heidemann, coordenadora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da FMP/Fase, que estará acompanhada por Luzimar Borba Paim, mestre em Enfermagem e coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva da FMP/Fase.
“Queremos reafirmar o papel dos profissionais da área de Enfermagem na sociedade, uma vez que eles são responsáveis pela vida das pessoas, da família e da comunidade em que atuam. O cenário ampliado da Enfermagem, uma vez que as pessoas têm uma maior longevidade, ressalta a importância desse profissional, que atua na educação em saúde e no cuidado com os pacientes”, ressalta Míriam Heidemann, coordenadora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da FMP/Fase.

As inscrições para participar da Semana de Enfermagem devem ser realizadas no site: www.fmpfase.edu.br, até o dia 02 de maio. Na página virtual é possível ter acesso ao cronograma completo do evento, que contará também com apresentações culturais e cursos de extensão.

Evento destaca cultura Afro-brasileira, Valores e Fortalecimento na Fase

Na última semana, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) sediou, pela segunda vez, o evento Cultura Afro-brasileira, Valores e Fortalecimento, com mesa redonda sobre "Diálogos para a Igualdade". O evento, realizado no Centro Cultural da Fase, contou com a presença de pesquisadores e educadores que estudam a temática.

O objetivo da segunda edição do evento, promovido pelo Projeto Cultura Afro-brasileira Valores e Fortalecimento, com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET-RJ, Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e da FMP/Fase, é trabalhar os saberes referentes aos Direitos Humanos, às Políticas Públicas e à Legislação, a fim de estimular ações de estudantes e educadores em relação aos educandos e, consequentemente, sua repercussão na sociedade.

"Algumas pessoas dizem que o racismo é sutil, mas sutil para quem? A discriminação atinge mulheres, negros, brancos, as classes econômicas. Atinge quem não se adequa aos padrões. Quando falamos de igualdade racial, falamos de um sonho. Falamos de uma igualdade de direitos e oportunidades, pois são estes que têm que ser iguais. O racismo é uma forma estruturalista, pois estrutura a todos nós. Mas, quando exigimos nossos direitos, mostramos para a sociedade que somos humanos também”, explica Roberto Borges, professor de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ.

Palestras sobre os Direitos Humanos e as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Diálogos entre educação, legislação e sociedade e a apresentação de um estudo de caso sobre Negros na escola pública foram destacados durante o evento.


"Ao mesmo tempo em que fazemos um trabalho que repercute externamente, ele repercute internamente também. Nosso objetivo é formar professores e pesquisadores no campo das relações étnico-raciais para que sejam capazes de produzir conhecimentos a respeito da realidade social", destaca a coordenadora de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ, Renilda Barreto. 



Saúde da Mulher

Nos dias 28 e 29 de abril, a nova Liga de Saúde da Mulher da FMP/Fase promoverá diversas palestras, no campus da faculdade, das 18h às 21h30. A médica Françoise Quintanilha Padula, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, em Sexualidade Humana e Sexologia, em Cirurgia Minimamente invasiva e Reprodução Humana pelo IEP Hospital Sírio-Libanês, e em Reprodução assistida pelo IVF Flórida-EUA, ministrará uma palestra sobre Endometriose e Infertilidade. As inscrições para participar do evento devem ser realizadas até o dia 28/04. No site www.fmpfase.edu.br é possível ter acesso ao cronograma das atividades.