segunda-feira, 29 de maio de 2017

Projeto Livro Solto distribui mais de 100 exemplares em praça pública


Em comemoração ao Dia da Língua Nacional, celebrado no último dia 21, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou uma distribuição gratuita de livros, nesta sexta-feira (26), na Praça Pasteur. A atividade, que faz parte do Projeto Livro Solto, promovida em frente à Escola Municipal São Cristóvão, aproveitou o horário de saída dos alunos para disseminar o prazer da leitura, entregando exemplares de livros dos mais variados temas e categorias para os estudantes e também para seus familiares.

“Eu adorei essa iniciativa. Penso que a leitura é fundamental para a formação dos meus filhos, pois assim eles vão aprender a se expressar melhor e ter a oportunidade de conhecer novas palavras, ampliando também o vocabulário”, frisa Cíntia Prates, vendedora e mãe de três alunos da escola.

Na ocasião foram distribuídos 140 livros de autores consagrados, como: Eça de Queirós, Machado de Assis, Carlos Drummond, Camões, Thalita Rebouças, Clarice Lispector, Ziraldo, Jorge Amado, Ruth Rocha, Ariano Suassuna, Ganymédes, Guimarães Rosa e Lygia Bojunca, entre outros.

“A gente observa que os pais não têm o hábito de ler para as crianças e nem mesmo de estimular a curiosidade delas para a leitura. Como no ambiente escolar não há tanta variedade de livros no acervo, essa iniciativa, que permite aos estudantes escolher qual livro quer ler, sem ter que pagar por isso, é muito importante. Assim, as crianças desenvolvem o raciocínio e aprendem a interpretar o que leem”, destaca Vanessa Vizeu, professora do 3º ano Fundamental da Escola Municipal São Cristóvão.

Os pequenos aproveitaram a doação para garantir a leitura de clássicos da língua portuguesa e também para desbravar outras categorias de livros. “Eu gosto muito de ler, pois sempre que leio consigo conhecer histórias diferentes, personagens que me encantam, além de poder viajar para lugares distantes, mesmo estando sentada na escola ou em casa”, explica Ana Lívia Prates, aluna de 11 anos.

Desde 2012, o projeto Livro Solto conta com 4.644 livros em circulação no município. Os participantes da atividade também tiveram acesso a dois livros de Drummond autografados por Guimarães Rosa, que foram doados ao projeto por uma aluna da FMP/Fase.

“A ideia da doação dos livros é fazer com que eles circulem pela cidade e ofereçam a oportunidade de disseminação de conhecimentos para os moradores da região. Nessa era digital, a faculdade considera importante incentivar o hábito da leitura desde cedo, pois muitas crianças não têm acesso a bons livros, apenas usam os aparelhos eletrônicos como forma de diversão”, destaca Nycole Portella, Assessora de Projetos da FMP/Fase.

Qualquer pessoa pode pegar o livro sem necessidade de cadastro, somente com o compromisso de devolvê-lo ao local onde o pegou ou passá-lo adiante para que mais pessoas possam ter acesso à leitura gratuita e de qualidade. Doações podem ser feitas no campus da faculdade, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro - Petrópolis/RJ.

“Decidi me dedicar a esse projeto por saber que ele garante a oportunidade de acesso a bons livros, sem custo. Quando estudava no ensino fundamental não tive a mesma sorte e vejo como é importante as pessoas terem acesso desde cedo, pois a leitura realmente pode transformar a realidade de muitas pessoas”, observa Sheyla Fabiula Gomes, aluna de Nutrição e monitora do Centro Cultural da FMP/Fase.
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis