quarta-feira, 11 de outubro de 2017

23ª Semana Científica da FMP/Fase é convite à divisão de saberes


 
A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), que está comemorando 50 anos, promoverá a sua 23ª Semana Científica, de 24 e 27 de outubro, em sintonia com a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “A Matemática está em tudo”. A abertura do evento, no dia 24, às 18h, será com o diretor da Faculdade de Filosofia da Unirio, Nilton dos Anjos, com a palestra “Dividir para multiplicar”, lema da programação da FMP/Fase.

A proposta da 23ª Semana Científica da FMP/Fase é discutir sobre como as diferenças econômicas se tornam desigualdades e mostrar as diferentes formas de desenvolvimento e apropriação de modelos matemáticos aplicados a diversos setores da ciência e da vida, segundo a professora e professora e antropóloga Regina Bortolini, da comissão organizadora do evento.

“Nos últimos 50 anos foram enormes as descobertas científicas. Descobrimos que trilhões de bactérias e vírus vivem no nosso corpo, a revolução biotecnológica decodificou o DNA, observamos avanços na farmacologia, clonamos animais, aumentamos a produção de alimentos. Enfim, diferentes modelos matemáticos aplicados em diferentes áreas possibilitaram vidas mais longas e saudáveis. Somos, hoje, em torno de 7 bilhões de pessoas no mundo, com uma expectativa de mais de 80 anos de vida. No entanto, em nível mundial, as disparidades de renda e de acesso aos diversos recursos têm se acentuado quando os 10% mais ricos concentram 88% de toda a riqueza produzida no planeta. E, dessa forma, se em alguns países as pessoas chegam aos 85 anos, há países nos quais seus habitantes não superam a média dos 60”, explica a professora da FMP/Fase.

Além de apresentações de práticas exitosas e cursos sobre medicina regenerativa, terapia metabólica em diabetes e pesquisa clínica, entre outros, a programação da 23ª Semana Científica terá mesas redondas para discutir temas como tuberculose, obesidade, telemedicina, limites do atleta, violência contra a mulher, saúde mental do estudante, questões de gênero e terapia celular. Os trabalhos serão conduzidos pelos professores da FMP/Fase e convidados de outras instituições.

Mais informações, a agenda completa com os quatro dias do evento e as inscrições estão disponíveis no sitewww.fmpfase.edu.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis