segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Vestibular Fase 2018


Os interessados nas áreas de Nutrição, Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Radiologia, Recursos Humanos, Psicologia e Odontologia devem ficar atentos, pois a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) está com as inscrições abertas para o vestibular 2018, para ingresso já no primeiro semestre. A prova será aplicada no dia 26 de Novembro, no campus da faculdade. Também será aceito o ingresso com a nota do Enem de 2016. Mais informações no site: www.fmpfase.edu.br.

Tuberculose é tema de debates na Semana Científica da FMP/Fase


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove a sua 23ª Semana Científica até a próxima sexta-feira (27). O evento coloca em debate importantes temas como tuberculose, obesidade, limites do atleta, saúde mental do estudante e terapia celular. Na manhã desta quarta-feira (25), a mesa redonda "O cenário da tuberculose e seus desafios atuais" apresentou o levantamento da Fiocruz que alerta sobre o aumento no número de casos da doença no Rio de Janeiro, nos últimos anos. Foram 99 casos por cem mil habitantes, na cidade, em 2016. A taxa é três vezes maior do que a média nacional.

O debate foi conduzido pelo pneumologista Marcus Conde, da FMP/Fase, que coordena o projeto "Respira Petrópolis" há três anos, com um protocolo padronizado de atendimento no SUS. O trabalho foi comentado também na palestra "Os números da TB no mundo, no Brasil e em Petrópolis", com José Henrique Castrioto, da FMP/Fase, enquanto "O tratamento atual da TB e seus resultados no Brasil" foi abordado por Marcelo Fouad Rabahi, da Universidade de Goiás.

De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de tuberculose é maior nos presídios. A marca era de 932 infectados por cem mil, em 2015. O número sobe nas celas do Rio: com 1.500 casos por cem mil, no período. O problema também foi pauta na mesa "Saúde da população carcerária", coordenada por Carolina Caldas (FMP/Fase), também nesta quarta-feira. 

A programação da 23ª Semana Científica da FMP/Fase segue até a próxima sexta-feira, com muitas mesas de debate, atividades culturais e palestras com foco na troca de conhecimentos, tema central do evento “Dividir para Multiplicar”.  A agenda completa está disponível no site: www.fmpfase.edu.br.

 

Alunos do Ensino Médio participam da 23ª Semana Científica da FMP/Fase


Com o objetivo de proporcionar atividades relacionadas ao mundo acadêmico, os estudantes do ensino médio, de escolas públicas e privadas do município, foram convidados para participar das atividades propostas na programação da 23ª edição da Semana Científica da FMP/Fase, que este ano comemora os 50 anos de fundação da Faculdade de Medicina de Petrópolis. A Comissão Organizadora do evento destacou a criação de circuitos sensoriais e fisiológicos, desenvolvidos especialmente para promover a interação entre os adolescentes e os universitários.

“Essa atividade da caminhada sensitiva está sendo uma experiência muito boa para nós, que estamos guiando os alunos. A gente consegue observar o contraste das sensações, algo muito fantástico. Quando são vendados, os alunos ficam aflitos, porque vão ter que confiar em pessoas que nunca viram para conseguirem passar pelos obstáculos. Mas, ver a realização deles ao saírem do circuito maravilhados com a recordação de algumas memórias adormecidas, é simplesmente fantástico”, comenta Andreza Rocha, aluna do 2º período de Psicologia da FMP/Fase.

Depois de vivenciar o circuito, os estudantes do ensino médio deram seus testemunhos de como se sentiram estimulados durante a atividade sensorial proposta. “Foi uma experiência muito diferente. Me lembrei muito da casa da minha avó, da minha infância. Os cheiros das plantas, o andar descalço na terra, pisar na água. Nossa, foi muito bom. Bateu uma saudade danada, porque atualmente a gente não tem muito tempo para parar e pensar em como era a nossa vida. Como estamos na correria do dia a dia, essas sensações gostosas passam despercebidas”, conta Jennifer Oliveira, aluna do 2º ano do Colégio Estadual D. Pedro II.

A coordenadora da 23ª edição da Semana Científica da FMP/Fase, Regina Bortolini, explica que os circuitos foram pensados exatamente para que as pessoas tivessem uma boa experiência ao perceberem o quanto os outros sentidos são estimulados quando anulamos a visão.

“Quando a gente pensa em iniciação científica, não é apenas na perspectiva da graduação, pois ela é um processo que começa desde a educação infantil. Como instituição de ensino superior, a gente acredita que é importante disseminar o espírito científico em todos os níveis de ensino. De forma lúdica e gostosa, criamos essas atividades para interação entre os alunos do ensino médio e os acadêmicos. A caminhada sensitiva, a atividade de percepção gustativa, os jogos de percepção e memória, além do circuito fisiológico, estimulam memórias afetivas, a dimensão mais intuitiva e permitem uma reflexão sobre como temos deixado essas experiências de lado por conta das tarefas cotidianas, mas que fazem extremamente bem ao nosso corpo e à nossa saúde”, frisa Regina Bortolini.

Outra novidade dessa edição, que fez sucesso, foi o aplicativo da Semana Científica – o Virtual Evento –, desenvolvido pelo professor Gladistone Afonso e disponível para Android e IOS. Nele, os participantes acessaram a programação e as informações sobre os palestrantes, agendaram as atividades que mais lhe interessavam e também puderam avaliá-las. Os organizadores do evento também comemoraram o recorde de trabalhos inscritos nesta edição, foram 107, entre trabalhos científicos, práticas educativas inovadoras e experiências exitosas no SUS. Em mais da metade, as unidades de saúde vinculadas à rede pública do município, onde os alunos da FMP/Fase atuam, serviram como campo de pesquisa.
 
“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos provocou com esse tema de a matemática está em tudo. A matemática na saúde, que é o nosso principal foco, está nos trabalhos e no pensamento científico, mas também está na função social, pois dividir é multiplicar, esse é o tema da nossa Semana Científica. Dividir recursos humanos, materiais, conhecimento, enfim, é uma forma de multiplicar saúde, bem-estar e oportunidades. Por isso, a nossa temática é dividir o que temos com os outros para multiplicar seus efeitos benéficos para a sociedade”, finaliza Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase. 
 


 

Programação da Semana de 29 de outubro a 04 de novembro de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Medicina Esportiva
A Medicina Esportiva estuda a influência das atividades físicas na saúde. Também auxilia no melhor rendimento dos praticantes e trata as lesões decorrentes da realização de atividades físicas. O objetivo é reabilitar o paciente para que volte às suas funções normais o quanto antes. E quando a gente fala em Medicina Esportiva, o ortopedista e cirurgião José Luiz Runco é uma referência. Ele foi médico do Flamengo durante 34 anos. E foi chefe da equipe médica da Seleção Brasileira de Futebol, onde atuou por 16 anos.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


 

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Sarah Abdala: No Ritmo dos Sentimentos
A cantora e compositora Sarah Abdala tem sua sonoridade calcada na MPB e no rock alternativo. Goiana, radicada no Rio de Janeiro, ela já participou de festivais de música como Vaca Amarela e Kizombeat, na Argentina. A virada na carreira aconteceu ao lado do Theremin, projeto que a levou à vitória do reality show musical Geléia do Rock, do canal Multishow/Globosat, em 2011.
 Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


 

 
Programa MINUTO FASE
Tema: Pró Qualidade de Vida – Odontologia – Bruxismo e Ansiedade
Para promover a saúde de alunos e funcionários da FMP/Fase, o Núcleo Pedagógico da instituição criou o Projeto “ Pró Qualidade de Vida”. As atividades serão realizadas uma vez por mês, sempre com a participação de alunos de um dos cursos da faculdade. Quem deu o ponta pé inicial no projeto, foram os estudantes de Odontologia, com o tema “Bruxismo e Ansiedade”.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Futebol
O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 

Programa COMO VAI VOCÊ?
 Tema: Egressos de Medicina – Turma 1991 – Augustus Mattos
Neste episódio, o médico Augustus Mattos, atualmente professor da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, fala sobre como o aprendizado e as vivências durante o curso na FMP o levaram a escolher a área acadêmica.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Em Questão - Endometriose e Infertilidade

 
SEGUNDA: Em Questão - Oncoimagem

 
TERÇA: Em Questão - Psicologia Social

 
QUARTA: Em Questão - Depressão

 
QUINTA: Em Questão - Intercâmbio Estudantil

      

SEXTA: Em Questão - População em Situação de Rua

 
SÁBADO: Em Questão - Tecnologia da Informação e Saúde

 

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Um mundo de computador: o que fazem com nossos dados
Quem usa Facebook já deve ter notado: basta procurar um produto na internet que logo surge um anúncio do produto ou da loja em nossa página. A impressão é que estamos sendo vigiados o tempo todo. O que não deixa de ser verdade. Nossos dados no mundo de hoje, onde tudo se faz por computador ou celular, já viraram base para estratégias de negócios. Quando houve a denúncia da espionagem do governo americano sobre o Brasil, aumentou a consciência das pessoas sobre o uso de nossos dados por outros. Para conhecer mais o que se faz com as informações nesse mundo controlado por computadores, foram convidados especialistas que lidam com isso.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Menarca e Menopausa Precoces
A menarca é a primeira menstruação, marca o limite entre a infância e a vida adulta e costuma ocorrer na adolescência. Já a menopausa é a fase em cessam os períodos menstruais. Algumas vezes essas fases podem vir precocemente. Para entender um pouco mais sobre menarca e menopausa precoces, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com o ginecologista da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ), Ricardo Bruno.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Tradução Literária
O apresentador Renato Farias conversa com o poeta, escritor, professor e tradutor, Paulo Henriques Britto sobre seu livro "A Tradução Literária"..
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia (Goiás)
Esta edição do Canal Saúde na Estrada fala sobre as cidades de São Luís de Montes Belos e Goiânia (Goiás). O programa conhece o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, também conhecido como Conecta SUS, uma inovação na gestão de saúde de Goiás. 

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30

 

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Mais Médicos
O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Federal com o apoio dos estados e municípios e tendo como objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o Mais Médicos com o médico Maikel Peña e com a médica de família, Tamara Castro Monte.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Apropriação Cultural
O assunto deu o que falar este ano. Apropriação cultural, o uso ou a adoção de elementos específicos de uma cultura por membros de um outro grupo cultural. Em alguns casos, essa apropriação pode ter um valor negativo. Mas como isso ocorre? O que pensam as pessoas que discutem o assunto? Este é o tema do Unidiversidade.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Banco de Leite
Você sabe como funciona o Banco de leite? Você conhece? Quer mais informações? Você sabia que o banco também faz um serviço de auxílio à amamentação? Essas e outras informações, você encontra no Histórias de Mãe.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU
Tema: ONU Mulheres reconstrói vidas de pessoas deslocadas à força no Iraque
Existem aproximadamente 3,3 milhões de refugiados e pessoas internamente deslocadas no Iraque. Muitas delas sofreram com a violência e têm pouco acesso a segurança e a serviços básicos. Mulheres e meninas deslocadas são frequentemente marginalizadas. A ONU Mulheres, com o apoio do governo do Japão, está trabalhando com parceiros para empoderar mulheres e meninas deslocadas por meio da educação, orientação e oportunidades de emprego.

Tema: ONU apoia desminagem e descarte de bombas na Somália
Anos de conflito armado na Somália resultaram em um grande número de resíduos explosivos de guerra, minas terrestres e dispositivos explosivos improvisados. O Serviço de Ação de Minas das Nações Unidas (UNMAS) está ajudando, com o financiamento do governo do Japão, o povo somali a reduzir as ameaças que essas explosões representam.

Tema: México um mês após os terremotos
Há um mês, no dia 19 de setembro de 2017, um terremoto de de magnitude 7.1 sacudiu o centro do México, 12 dias depois após outro movimento telúrico ter atingido o sudeste do país, especialmente as regiões de Oaxaca e Chiapas – e exatos 32 anos depois do terrível terremoto de 1985. Os terremotos recentes deixaram um saldo de pelo menos 400 pessoas mortas, danos a mais de 150 mil habitações, 12 escolas e 1,5 mil monumentos históricos. Os tremores foram seguidos de um imenso impulso de solidariedade – por parte da população, da comunidade internacional e das Nações Unidas.

Tema: Os pandas embaixadores em ação pelos objetivos globais da ONU
Para ampliar o conhecimento sobre o papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS – e da Agenda 2030 da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) designou dois filhotes de panda como os primeiros embaixadores animais para os ODS.

Tema: Malala defende liberdade para mulheres
Aos 20 anos, Malala Yousafzai está para ter seu sonho realizado. Em breve, a ativista dará início aos estudos em Oxford. A entrada no ensino superior é mais uma vitória na história da paquistanesa, vítima de um atentado orquestrado por terroristas que não concordavam que ela e outras meninas frequentassem a escola. Em 2012, Malala levou um tiro na cabeça. Escolhida como alvo por conta de seu ativismo pelo direito das mulheres, a jovem conseguiu sobreviver, após receber tratamento no Reino Unido. Sua história correu o mundo. Dois anos após o ataque, ela recebia o Prêmio Nobel da Paz tornando-se a ganhadora mais jovem da distinção. Em 2017, o secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou a ativista mensageira da paz das Nações Unidas.

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Revisão da Política de Saúde Mental
Esta edição Sala de Convidados discute a revisão de Política Nacional de Saúde Mental que está sendo proposta pelo Ministério da Saúde. O programa explica as questões em debate e como elas podem impactar a assistência e a gestão da saúde. Os convidados são a coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas de Duque de Caxias (RJ), Denise dos Santos Casagrande; o superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS – RJ), Hugo Fagundes; e a psiquiatra, Phd em Saúde Pública e Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Paula Guljor.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Febre Amarela
O surto de febre amarela silvestre enfrentado pelo Brasil, que já é o maior da História, colocou especialistas e a população em estado de alerta. Mas a quantidade de notícias desencontradas, manchetes sensacionalistas e a disseminação de boatos e desinformação também levaram as pessoas a ficarem com medos desnecessários e a fazer filas em postos de saúde para receber a vacina, muitas vezes, sem que houvesse urgência. O programa vai se aprofundar no tema febre amarela com o vice-diretor de Pesquisa da Fiocruz Minas Gerais, Carlos Eduardo Calzavara e com o secretário de Saúde de Minas, estado mais atingido pelo atual surto da doença, Rodrigo Said.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Taco de Terra (ANA)
No Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

 Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30